ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit vai implantar centro internacional nos EUA

Convênio com Universidade Massachussets Boston será assinado na noite desta quarta, 27

às 19h00
O Grupo Tiradentes, mantenedor de instituições de ensino superior no Nordeste brasileiro, deve inaugurar a sua primeira unidade fora do País no início do próximo semestre. O Tiradentes Institute é o resultado de uma parceria entre a Universidade Tiradentes – Unit –, IES sergipana que também atua em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e a University Massachussets Boston – UMass Boston.
Assinatura aconteceu na UMass Boston
Assinatura aconteceu na UMass Boston
Estande da Unit na Feira Internacional NAFSA
Estande da Unit na NAFSA
Superintendente-geral do Grupo Tiradentes, Uchôa Junior, e o reitor da Unit, professor Uchôa
Solenidade contou com a participação da diretora da Capes, Denise Neddermeyer, e da consulesa-geral do Brasil em Boston, Gilvânia Oliveira
Gestores da Unit e da UMass celebram parceria
Compartilhe:

A assinatura do termo de parceria aconteceu na noite dessa quarta-feira, 27, no Complexo de Ciência Integrada da universidade norte-americana, durante a NAFSA 2015 Annual Conference & Expo, uma das maiores feiras de educação internacional do mundo. Participam do evento mais de 10 mil educadores, que representam mais de cem países e milhares de instituições de ensino superior. A Unit participa na NAFSA tanto com estande próprio, quanto no Estande Brasil, montado pela Associação Brasileira de Educação Internacional – Faubai –, MEC e Embratur.
Segundo o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, a Unit dá passos cada vez mais largos no caminho da internacionalização. “Neste momento de crise mundial, temos a certeza de que somente a formação de uma massa crítica transformadora é capaz de produzir dias melhores para a sociedade. Nosso objetivo é disseminar cada vez mais inteligência e conhecimento pelo mundo, e poder contar com a UMass boston como parceira neste projeto é um atestado de qualidade para a Universidade Tiradentes”, diz.
 
Ineditismo
O Tiradentes Institute funcionará dentro do campus da UMass Boston, como suporte para alunos, professores e pesquisadores das duas IES que desejem aperfeiçoar conhecimentos por meio de uma experiência internacional, multicultural. Além de orientações sobre programas de intercâmbio, serão ofertados cursos livres – a exemplo de idioma instrumental em áreas como Direito, Engenharia e Medicina –, que preparem melhor os estudantes para o aprendizado em outro país.
“Hoje, no Brasil, apenas a Confederação Nacional da Indústria possui escritórios em algumas universidades dos Estados Unidos, para incentivar e fortalecer laços de cooperação entre instituições dos dois países. Mas uma sede de uma instituição de ensino superior brasileira, no modelo que a Unit inaugurará, é uma iniciativa pioneira”, garante o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.
 “A nossa expectativa é estreitar ainda mais a parceria para o desenvolvimento de pesquisas, projetos de dupla-titulação, entre outros. Desta forma, o Tiradentes Institute atuará como facilitador na produção de pesquisa científica conjunta, algumas delas com a participação de outras universidades, a fim de promover a troca de conhecimentos científicos. Ter a UMass Boston como parceira nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, da formação de profissionais e cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, onde quer que estejam”, avalia o professor Uchôa. 
 
Força no Nordeste
O Grupo Tiradentes nasceu em Sergipe, no ano de 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, e tornou-se um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro. O colégio foi alçado a faculdade em 1972 e a universidade em 1994. Hoje, além da Universidade Tiradentes, o grupo mantém o Centro Universitário Tiradentes, em Maceió-AL, e a Faculdade Integrada de Pernambuco, no Recife. Juntas, as três instituições somam mais de 50 mil estudantes universitários.
Somente a Unit possui mais de 38 mil alunos, distribuídos em mais de cinquenta graduações – presenciais e a distância –, 20 cursos de especialização, dez MBAs, cinco programas stricto sensu – quatro deles com mestrado e doutorado. A estrutura da universidade inclui cinco campi no Estado de Sergipe e mais de 30 polos EAD espalhados pelo Nordeste brasileiro.
Na área de pesquisa, todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Unit, nas áreas de Biotecnologia, Direito, Educação, Engenharia, e Saúde e Ambiente são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, órgão que regulamenta a pós-graduação no Brasil. No último ano, todas as três propostas de doutorado enviadas ao MEC foram aprovadas – um atestado do alto nível da produção científica desenvolvida na Unit.
Os pesquisadores se destacam nacional e internacionalmente. Um exemplo é a Medalha de Ouro Wipo, concedida anualmente pela World Intelectual Property Organization, agência da ONU especializada em promover a proteção da propriedade intelectual ao redor do mundo. Somente uma patente é premiada com essa medalha no Brasil e, em 2014, a premiação foi para docentes da Universidade Tiradentes.
Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unit percorrem o mundo, produzem ciência e tecnologia em parceria com renomados pesquisadores, das mais bem conceituadas instituições de ensino superior. Eles estão em países como EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França, Republica Tcheca, Bélgica, Suécia, Alemanha, Itália, Holanda, Colômbia, Peru e Chile.  
Até o final de 2013, somente oito universitários brasileiros, bolsistas do Programa Ciências Sem Fronteiras, haviam conseguido estágio no Massachussets Institute Tecnology – MIT –,  a mais respeitada escola de tecnologia do mundo. Dois desses oito estudantes eram da Unit.
No mercado profissional, talentos formados pela Universidade Tiradentes atuam em multinacionais como Google e Microsoft. “Todas essas conquistas corroboram com a nossa missão, que é desenvolver a sociedade por meio de serviços de qualidade relacionados à educação e à cultura”, sintetiza o professor Jouberto Uchôa.

Compartilhe: