ESTUDE NA UNIT
MENU

Evento internacional

Aracaju sediará Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa

às 12h27
Aracaju foi a cidade escolhida para sediar o 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ – e o 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação – Simeduc. Os eventos acontecerão no período de 5 a 7 de agosto, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit – e reunirão pesquisadores para apresentar artigos científicos, soluções e aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos ou de avaliação, entre outros.
Compartilhe:

Criado em 2011, ainda como Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa e Análise Qualitativa de Dados”, o evento aconteceu em Goiânia, ganhou status de congresso foi realizado em Portugal e na Espanha. Aracaju é a primeira cidade da América Latina a receber o evento nesse formato ampliado, patrocinado pelo CNPq, Capes, Universidade de Aveiro e Ludomedia.

Para o professor Ronaldo Linhares, coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, e integrante da comissão organizadora do CIAIQ, a realização de um evento científico com esta qualidade demonstra o compromisso da Universidade Tiradentes em apoiar estudos e pesquisas no campo educacional. “É sempre muito importante, nesse processo de internacionalização da Unit, trazer eventos bem avaliados, que lançam livros e têm grandes parcerias com periódicos qualificados nacionais e internacionais”, afirma.

Com mais de 40 sessões, entre conferências, painéis de discussão e comunicações paralelas, as mesas de apresentação de trabalho estão divididas em quatro grandes áreas: educação; saúde; ciências sociais aplicadas; engenharia e tecnologia. “A investigação qualitativa é um tema fundamental para quem atua com educação e comunicação. O tema proposto trabalha a pesquisa abordando as questões das análises qualitativas dos dados e tem como objeto do estudo a percepção, opinião, a influência dos dados e impactos”, explica Ronaldo.

Com aproximadamente 300 inscritos para a apresentação de trabalhos, o CIAIQ conta com conferencistas do México, Portugal, pesquisadores da Costa Rica, América Latina, vários estados brasileiros e trará grandes nomes nacionais na área de investigação qualitativa como Cecília Minayo, editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, e Menga Lüdke, professora da PUC-Rio e doutora em Sociologia pela Universidade de Paris X, com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia e  Universidade de Londres.

As conferências, abertas a professores e pesquisadores, serão realizadas no Bloco G da Unit. “Estamos aguardando um grande número de participantes, pois iremos fazer uma divulgação maior voltada aos professores da própria universidade e da rede pública, tornando gratuita essa assistência”, finaliza o professor Ronaldo Linhares.

Outras informações podem ser obtidas aqui.

Compartilhe: