ESTUDE NA UNIT
MENU

Diretor-presidente da Fapitec/SE conhece as estruturas da Unit

Na ocasião, as potencialidades de inovação, ensino e tecnologia do campus Unit Farolândia foram apresentadas a Alex Garcez.

às 15h10
Compartilhe:

Pensando em promover o alinhamento entre políticas públicas e interesses acadêmicos, buscando ampliar o acesso a oportunidades de fomento à pesquisa e inovação, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Tiradentes (Unit), professora Patrícia Severino, recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Alex Garcez. 

Na ocasião, as estruturas do campus Farolândia, contemplando o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, foram apresentadas. “O diretor-presidente e sua equipe ainda não conheciam a estrutura do ITP. Ficaram encantados com nossa estrutura, inclusive do time qualificado de pesquisadores e como produzimos nossos projetos”, conta. 

“A visita às instalações e laboratórios da Unit foi extremamente enriquecedora, permitindo-nos conhecer de perto as demandas e potencialidades da instituição, além de estreitar laços e desenvolver parcerias que impulsionem a pesquisa e a pós-graduação em Sergipe”, aponta o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez.

Para o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, o impacto da Fapitec para Sergipe se traduz na discussão do que é relevante em pesquisa para o estado. “E a Fapitec tem discutido com todas as instituições de pesquisa, inclusive com a Unit. Isso nos aproxima não só do principal órgão que contribui efetivamente com apoio a projetos de pesquisa, de inovação, mas também à comunicação com a sociedade para que saiba o volume de recursos que está sendo aportado para a pesquisa e como isso está retornando para ela”, explica o professor Wandir.

Além de valorizar a produção científica local, a visita de cortesia do diretor-presidente da Fapitec/SE incentiva a submissão de projetos, esclarece dúvidas sobre editais e pode abrir caminho para novos convênios e parcerias que impulsionem o desenvolvimento regional.

Do ponto de vista da Unit, há sempre uma expectativa muito grande pelos editais da Fapitec/SE. “A gente prestigia, participa desses editais, não tem um que a gente deixe de mandar projetos e passa a ser uma casa do pesquisador, da formação de pesquisadores, já que eles também trabalham com bolsa de iniciação científica júnior para alunos do ensino médio, como também para iniciação científica para alunos do ensino superior. Esse tipo de investimento tem muito a ver com a retenção de talentos no próprio estado”, completa o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Lobão.

Leia mais: Reitor da Unit recebe visita de Senador da República

Compartilhe: