ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora lança livro sobre conflitos socioambientais

Valéria Santana apresenta seu trabalho em relação à fábrica de cimento em Aracaju

às 17h52
A professora Valéria Maria Santana Oliveira
Compartilhe:

Em solenidade comemorativa aos 195 anos de Emancipação Política de Sergipe, a professora Valéria Maria Santana Oliveira, doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes , onde também leciona, lançou seu livro “Conflitos Socioambientais: o caso de uma fábrica de cimento em Aracaju (1967- 2000)”. O evento realizado no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, também recebeu a palestra “Epifânio Dória e a construção da Sergipanidade”, com a professora doutora Lorena de Oliveira Campello.

“O livro é resultado da minha dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Fiz o levantamento histórico de uma antiga fábrica de cimento que existiu em Aracaju, história essa que se destacou pelas mobilizações sociais contra a poluição proveniente do funcionamento da fábrica, e hoje tenho a felicidade de transforma-lo em livro”, explicou Valéria.

A professora que é da área de história aliou os conhecimentos na área com a questão ambiental. “Na minha monografia de graduação eu fiz um levantamento de fontes para a história do Bairro América e percebi que essa questão da fábrica de cimento foi episódio muito marcante para história desse bairro” afirmou.

O livro da professora Valéria Santana pode ser adquirido na loja da editora UFS localizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe

 

Fotos: Rafael Aragão

 

 

IMG_1760

A professora Valéria Maria Santana Oliveira

A professora Valéria Maria Santana Oliveira

Compartilhe: