ESTUDE NA UNIT
MENU

Capacitação docente

Começa mais uma Jornada de Mobilização Pedagógica

às 23h33
A Universidade Tiradentes iniciou na noite desta segunda-feira, 20, mais uma edição da Jornada de Mobilização Pedagógica, evento que abre oficialmente o semestre letivo para o corpo docente da Unit. A palestra de abertura aconteceu no terraço da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, Campus Aracaju Farolândia, e foi ministrada pelo professor Fábio José Garcia dos Reis, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal.
Docentes lotam terraço da biblioteca (Foto: Marcelo Freitas)
Docentes lotam terraço da biblioteca (Foto: Marcelo Freitas)
Ilva Fontes: "Unit demonstra desejo de estar sempre na frente" (Fotos: Marcelo Freitas)
Palestra do professor Fábio Reis (Fotos: Marcelo Freitas)
Docente da Unisal fala sobre inovação e o papel do professor (Fotos: Marcelo Freitas)
Reitor da Unit faz discurso de abertura (Foto: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

Doutor em História Social pela USP, autor de “Perspectivas da Gestão Universitária” e organizador de outros livros, Fábio discorreu sobre inovação e o papel docente. “O professor tem uma forma de trabalhar que se repete há séculos, a escola é tradicional, mas o perfil do aluno mudou, o acesso às tecnologias de informação é muito maior e nem sempre o docente está sintonizado ou olhando essas mudanças. A minha provocação é para que o professor repense a sua atitude. O que é significativo para o aprendizado do aluno? Porque não instigar o estudante a ser protagonista do seu aprendizado? Em que momento esse aluno está construindo e não apenas reproduzindo conhecimentos?”, provoca Fábio Reis.

Segundo o palestrante, repensar a prática pedagógica deve ser uma atitude do professor e da instituição de ensino. “Esta precisa rever seus projetos e até a forma de capacitação docente. É importante repensar e reestruturar as aulas a partir de metodologias ativas, com trabalhos por pares, por times, de forma muito mais organizada”, ressalta o palestrante.

O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reforça a importância da atualização constante para quem trabalha na docência. “Nós precisamos nos atualizar diariamente, pois, hoje, com a tecnologia, o assunto que anunciamos para amanhã o aluno já pode chegar à sala de aula sabendo, talvez mais do que nós. Por isso precisamos ter a humildade, o estímulo e o incentivo para nos aperfeiçoar todos os dias”, comenta.

A docente Ilva Santana Santos Fontes, do curso de Enfermagem, participa de mais uma Jornada de Mobilização Pedagógica. Segundo ela, o evento reitera o posicionamento de vanguarda da Unit. “A Universidade Tiradentes demonstra mais uma vez o desejo de estar sempre na frente e fazer o melhor para seus alunos, e isso só é possível a partir do momento em que capacita os seus professores, trazendo novos conhecimentos”, analisa.

Uma extensa programação movimenta a Jornada até a próxima sexta-feira, 24, o que inclui minicursos, palestras e oficinas sobre temas como Enade, integração docente, contextualização, projetos integradores, metodologias ativas, práticas de ensino, entre outros.

Compartilhe: