Com uma programação mesclada por apresentações de painéis, comunicações paralelas e conferências temáticas distribuídas entre os dias 5 e 7, o Congresso e o Simpósio acontecem no auditório do bloco G no Campus Farolândia nos turnos vespertino e noturno e já na sua abertura reafirmou o compromisso da Unit, através da Diretoria de Pesquisa e Extensão em internacionalizar cada vez mais as suas ações.
“Estamos com participação de 17 países, especialmente da América Latina e Europa, representados por renomados estudiosos em Investigação Qualitativa. Aqui eles discutem e debatem questões importantes sobre a investigação que temos nas ciências, nesse caso, na educação”, salienta a Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento.
Ao participar do 2º painel de debate da tarde desta quinta-feira, 6, cujo tema destaca Internet e Investigação Qualitativa, que ameaças e oportunidades? a doutora Maria Aparecida Viggiani Bicudo levanta questões voltadas ao cyber espaço. “A realidade se mostra no cyber espaço imperceptível às diferenças daquilo que estamos acostumados no nosso cotidiano. Que perspectiva é essa? E em termos de conhecimento, como é que trabalhamos com a sua produção estando junto ao computador e todo o aparato tecnológico?” questiona doutora Bicudo.
Sobre a organização do Congresso ela revela estar surpresa com a diversidade da programação e com a quantidade de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento expondo abordagens especificas da pesquisa qualitativa. “Encontramos muitos trabalhos que falam de hermenêutica ou que seguem essa metodologia”, constata a cientista convidada.
A conferência de encerramento do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e o 6° Simpósio Internacional de Educação e Comunicação acontece no final da tarde desta sexta-feira, 7, oportunidade em que a doutora Menga Ludke da PUC do Rio De Janeiro aborda o tema Educação e Pesquisa Qualitativa no Brasil.
Fotos – Marcelo Freitas