A solenidade, bastante concorrida, foi realizada no 2º andar da Biblioteca Central da IES sergipana pavimento onde está instalado o Instituto Tobias Barreto. O memorialista sucede à acadêmica e renomada professora Maria Lígia Madureira Pina ao ocupar a cadeira de número 27, cujo patrono é Manoel Luiz Azevedo D` Araujo.
Frequentador assíduo do Memorial de Sergipe – instituição criada e mantida pela Unit, onde desenvolve ininterruptas pesquisas, o funcionário público e (auditor municipal) aposentado Murillo Merlins disputou a vaga da cadeira que ora ocupa com o advogado, professor e também servidor público aposentado do Tribunal Regional do Trabalho, Domingos Pascoal de Melo.
Sobre a escolha do seu nome para o ingresso como membro da mais importante instituição literária sergipana, Murilo revela a gratidão dos pares e promete continuar contribuindo para a preservação da memória da nossa cultura.
“O memorialista é sinônimo de preservação e Murillo Melins é o nosso grande memorialista de hoje, quando o assunto é a capital sergipana naquilo que ela representou e representa”, comenta o advogado, professor de Direito e também imortal da ASL, José Lima.
“Murillo Melins é uma personalidade que já possui destaque e reconhecimento no meio cultural sergipano. Ele escreveu obras de fundamental importância para quem deseja conhecer Aracaju de antigamente”, acrescenta o imortal José Gilton Pinto Garcia.
Na opinião do presidente da entidade, doutor José Anderson Nascimento, o ingresso do novo ocupante da cadeira de número 27 vem fortalecer a Academia. “Recebemos Murillo com todas as circunstâncias de um escritor que se notabiliza na memória da cidade”, argumenta.
Amigo pessoal e admirador do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo mais novo membro da ASL, o também imortal professor Uchôa lembra que a aproximação com Murillo se deu desde a época em que o mesmo era empregado dos Correios. “É um cidadão com uma história belíssima de vida que cresceu degrau por degrau nas diversas atividades que exerceu, por isso mesmo chega à Academia pelo sistema do mérito”, opina o reitor da Unit.
Para o governador em exercício, doutor Belivaldo Chagas, a posse do novo membro na Academia Sergipana de Letras representa a presença de mais uma ilustre figura que passa a integrar a mais importante instituição literária do Estado.
Presente à solenidade de posse do memorialista na ASL, o Secretário de Estado da Cultura Elber Batalha lembra que sua indicação para a cadeira 27 dignifica a instituição e a sociedade. “O professor Murillo, do alto da sua serenidade e com sua experiência terá muito que contribuir com as letras sergipanas e com todas as grandes discussões ideográficas que terá na academia”, finaliza do secretário.
Fotos – Marcelo Freitas