ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi expõe artes e artesanatos

No mês do folclore as senhoras do Paimi trazem cultura popular para Unit

às 18h02
Professora Zulnara Mota e Alda Cruz.
Maria de Lourdes Nunes Vasconcelos, integrante do Paimi
Compartilhe:

Como parte integrante do mês de agosto, o mês do folclore, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – Paimi – realizou uma exposição de artes, artesanatos e literatura de cordel. As 60 senhoras que integram o grupo criado e mantido pela Unit através da Coordenação de Extensão expuseram os trabalhos realizados durantes as oficinas do Saber e Fazer. O  evento aconteceu na última terça-feira, 25,  no minishopping do Campus Aracaju Farolândia.

“Hoje estamos expondo para meio o acadêmico os talentos do Paimi” , afirma a professora Zulnara Mota, responsável pelo grupo. Para Maria de Lourdes Nunes Vasconcelos, integrante do Paimi há onze anos, a exposição traz vários benefícios. “Além da gente dialogar com os estudantes, a gente consegue fazer um dinheirinho extra” diz Maria, que levou seus trabalhos com fuxico e toalhas artesanais.

Cordel

A professora e cordelista Alda Cruz, que também integra o Paimi, levou suas obras para exposição. “Eu aprendi a gostar de cordel com minha mãe; ela comprava e lia para mim e meus irmãos. Quando fui ensinar no interior  eu levei esse costume da minha mãe e lia o cordel para meus alunos. É um elo entre o passado e o presente. A Unit também faz essa ponte valorizando o jovem e o idoso”, afirma. Em seus cordéis, a professora Alda aborda temas regionalistas e lembranças pessoais. “Eu gosto de abordar os temas nordestinos como  Luiz Gonzaga, Lampião, Cangaço. Tem um cordel que fiz para minha mãe, e também gosto muito de falar sobre Aracaju” diz.

 

Fotos: Rafael Aragão

Compartilhe: