ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit soma 82 estrelas no Guia do Estudante

O número é maior do que o registrado no ano passado.

às 19h02
A Universidade Tiradentes continua cada vez mais imponente no cenário da educação superior brasileira, principalmente, quando o assunto é qualidade de ensino, pesquisa e extensão. A Unit acaba de conquistar 82 estrelas no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril que apresenta os melhores cursos de graduação do País. Em 2014, a instituição havia conquistado 76 estrelas.
Aprendizado na prática é diferencial na Unit. Um bom exemplo é o curso de Pedagogia
Aprendizado na prática é diferencial na Unit. Um bom exemplo é o curso de Pedagogia
Compartilhe:

Os 24 cursos estrelados da Unit em 2015 estão distribuídos nos campi de Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. Nove deles obtiveram 4 estrelas, numa escala de 1 a 5. Ou seja, estão a um passo da excelência. São eles: Administração; Biomedicina; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Fisioterapia; Pedagogia e Psicologia. Os demais receberam 3 estrelas, conceito considerado bom.

“Essa indicação reflete o resultado de um trabalho sério, coerente e comprometido com a sociedade, demonstrado através de investimentos que a Universidade Tiradentes vem realizando em diversas áreas como qualificação do corpo docente, laboratórios com tecnologias avançadas, espaços de aprendizagem, ambientes de convívio para interação, gestão acadêmica, entre outras”, explica a diretora de graduação da Unit, professor Arleide Barreto Silva.

A coordenadora de Pedagogia, professora Viviane Andrade, pontua os diferenciais do curso. “Temos um corpo docente totalmente composto por mestres e doutores; desenvolvemos projetos de extensão, a exemplo das oficinas pedagógicas de alfabetização de jovens e adultos; e oferecemos excelente infraestrutura, o que inclui o laboratório de brinquedos, direcionado para a educação infantil, e o de ensino e pesquisa, direcionado ao ensino fundamental”, diz Viviane.

O coordenador de Administração da Unit, professor Milton de Barros Freire Junior, destaca o aprendizado na prática e as atividades interdisciplinares como pontos fortes da graduação. “Temos, por exemplo, a disciplina Fundamentos de Gestão, no primeiro período, na qual os estudantes, divididos em grupos, simulam a gestão de uma empresa, desde a definição de preços, até a estratégia de marketing, passando pela gestão de pessoas e da produção. Isso permite que os alunos identifiquem, já no início do curso, o quanto uma decisão afeta todas as áreas de uma empresa. Outro fator é que estamos com muitas atividades interdisciplinares, o que dá ao acadêmico uma visão mais abrangente”, comenta.

O GUIA

Para avaliar os cursos em todo o País, profissionais do Guia do Estudante contam com a ajuda de mais de três mil professores e coordenadores de cursos. Participam da avaliação somente bacharelados, licenciaturas ou bacharelados e licenciaturas simultâneos, na modalidade presencial, que tenham formado turma há pelo menos um ano, continuem em funcionamento e que serão ofertados no próximo processo seletivo.

A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a instituição e o curso que vai analisar. A avaliação do Guia do Estudante nos cinco anos anteriores também influencia no resultado.

Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região em que leciona, desde que não sejam da instituição em que trabalha. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”. As estrelas são o resultado da média das notas dadas pelos avaliadores.

Compartilhe: