O evento, realizado durante a manhã e tarde desta sexta-feira, 2, destacou uma intensa programação iniciada com a apresentação do documentário intitulado Adeus à Síria, cuja direção é de João Ademir Meira Santos; seguida por uma mesa redonda que teve como convidado o professor de Relações Internacionais da UFS, Lucas Miranda Pinheiro. Na oportunidade foi colocado em discussão o tema “Os refugiados à luz dos Direitos Humanos – uma perspectiva crítica”.
No turno vespertino, o 2º Ciclo de Palestras trouxe uma mesa redonda, cujo tema “Atuação Brasileira na questão dos refugiados” contou com as presenças do procurador do Ministério de Alagoas, doutor Delson Lira da Fonseca; do Defensor Público Federal, doutor Wembley Campos; de Everaldo Bezerra Patriota, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; José Dantas de Santana, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SE; e de Marcelo de Almeida Ferreira, do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia da UFS.
Na opinião do coordenador do curso de Direito do Campus Propriá, professor e mestrando Charles Albert Garcia Leite, a participação dos convidados para a mesa redonda no turno da tarde torna o evento uma iniciativa inédita para o estado.
“Sob a ótica da nova conjuntura mundial, a organização desse seminário representa uma iniciativa inédita no estado. Trata-se de um evento promovido pelos mestrandos, aberto para o público interno e externo da instituição”, salientando que a possibilidade de discussão de um tema tão atual como esse entre os estudiosos aponta como perspectiva a quebra de paradoxo dos Direitos Humanos.
Fotos – Marcelo Freitas