ESTUDE NA UNIT
MENU

Aberta a Feira Científica da Unit

Durante dois turnos consecutivos, a comunidade acadêmica e visitantes conhecem os projetos de iniciação científica desenvolvidos por jovens pesquisadores

às 19h21
Estandes visitados pelos alunos e pesquisadores
Estandes visitados pelos alunos e pesquisadores
Uma das coordenadoras da Feira Científica, professora MAria Nogueira
A acadêmica Puebla, de cabelo claro, explica sobre a Revista Vexatória .
Compartilhe:

Quem circular pelo minishopping do Campus Farolândia durante a tarde e a noite desta quarta-feira, 28, vai encontrar centenas de alunos de Iniciação Científica apresentando para os demais acadêmicos da Instituição, docentes, corpo administrativo e visitantes tudo o que há de mais atual em pesquisas. Tratam-se de projetos desenvolvidos a partir de temáticas específicas nas quais os jovens pesquisadores buscam dar sua colaboração para o desenvolvimento da sociedade.

No estande em que a mulher é referência de estudos sobre aspectos jurídicos, sociais e da Saúde, jovens pesquisadores falam do gênero e surpreendem quando, por exemplo, descobrem que a revista íntima feminina nos presídios provoca diversos tipos de constrangimentos. O tema da pesquisa científica intitulado Revista Vexatória resulta do projeto “Direito e cinema nacional: quando a realidade e ficção se misturam”, que trata sobre diversas abordagens da execução penal e é desenvolvido pela aluna do 10º período de Direito Puebla Vaz de Lima Rodrigues, sob a orientação da professora Grasiele Borges Vieira. “Esse tipo de revista não existe em nosso amparo legal e afeta diretamente a dignidade humana”, acredita.

“O espaço é multidisciplinar e abordamos o tema ‘mulher’ sob vários ângulos”, acrescenta Puebla, lembrando que é necessário que a mulher deva ter um olhar mais voltado para si, especialmente quando o mês propicia a disseminação da campanha Outubro Rosa, que objetiva conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Além de ser professora do curso de Direito da Unit, a orientadora de Puebla, Grasiele Borges, é gestora do convênio realizado entre a IES e a OAB-Seccional Sergipe para fomentar dentro da Universidade a discussão sobre gênero e violência. A docente lembra que este é o terceiro ano que o Espaço Mulher participa da Feira Científica. “Nessa oportunidade apresentamos trabalhos dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Medicina e Estética e Cosmética. Unimos forças para que através da interdisciplinaridade pudéssemos apresentar trabalhos que tenham a mulher como temática principal”, justifica.

“O objetivo dessa feira é mostrar o que produzimos de ciência no ITP e nos programas de pós-graduação. Apesar de estarmos no mesmo espaço, muitos alunos não conhecem os trabalhos científicos que são desenvolvidos”, revela a professora pesquisadora do Programa de Saúde e Ambiente, Maria Nogueira Max, uma das coordenadoras da Feira Científica.

A Feira Científica integra a programação da Semana de Pesquisa da Unit e ocorre durante os turnos vespertino e noturno desta quarta-feira, 28. Participe!

Acesse aqui para ficar por dentro de toda a programação da Sempesq.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: