ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa o 8º Congresso Brasileiro de Termodinâmica na Unit

O evento que congrega cientistas e pesquisadores renomados do país e exterior foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, no auditório A do bloco F, na Farolândia

às 00h51
O doutor Marcelo Castier, conferencista de aberutra do evento
O doutor Marcelo Castier, conferencista de aberutra do evento
Cientistas e pesquisadores reunidos discutem a termodinâmica
O doutor Cláudio Dariva fala sobre a importância do evento ocorrer na Unit
O professor Uchôa abre o 8º Congresso de Termodinâmica
Compartilhe:

Até a próxima sexta-feira, 20, está em pauta nas dependências da Universidade Tiradentes a realização de um dos mais importantes eventos científicos quando o assunto é a pesquisa. A IES sergipana sedia o 8º Congresso de Termodinâmica, oportunidade em que professores, mestrandos e doutorandos de Biotecnologia Industrial vivenciam com diversos cientistas convidados a realidade da área através da troca de informações e experiências.

Na opinião do coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais – Nuesc, doutor Cláudio Dariva, o evento representa o principal momento de congregação da comunidade termodinâmica do Brasil. “Estamos recebendo os principais pesquisadores da área o que é muito bom porque representa uma oportunidade que temos de mostrar o que fazemos dentro da instituição para outros grupos de pesquisa. Certamente isso vai propiciar para novas parcerias”, revela.

O coordenador do evento reconhece também que o congresso representa um momento profícuo para que várias pessoas, ao discutirem um assunto em comum possam trazer à tona os panoramas atuais do cenário da ciência e tecnologia e até do cenário político do país.

Ao proferir a conferência de abertura do Congresso discorrendo sobre o tema Modelos termodinâmicos para fluídos confinados em meios porosos, o doutor Marcelo Castier revelou que apesar de se tratar de um assunto eminentemente técnico, é voltado para a área de aplicações de petróleo. “Nos poços de petróleo, o óleo e o gás estão dentro de pequenos de rochas porosas e as propriedades são muito diferentes das propriedades de um fluído que esteja dentro de um reservatório. Conhecer essas propriedades é de importância fundamental para projetar equipamentos e processos de extração de petróleo e de gás natural”, salienta o conferencista durante sua abordagem.

Um dos destaques da programação do 8º Congresso na tarde desta quarta-feira, 18, é a palestra do professor doutor da Unicamp Antônio José de Almeida Meireles que aborda como tema Equilíbrio de fases na área de óleos vegetais. Segundo o conferencista é algo que está muito associado à termodinâmica, tema do congresso e também associado às possibilidades de o Brasil explorar a biorefinaria baseada em óleos vegetais.

Para visualizar mais fotos de Marcelo Freitas, acesse aqui.

Compartilhe: