ESTUDE NA UNIT
MENU

Avaliação Institucional

Método ligado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior será aplicado de 18 a 30 de novembro

às 13h05
De 18 a 30 de novembro, o Grupo Tiradentes realiza mais uma avaliação institucional, processo ligado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O Sinaes, formado por três componentes principais como a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, analisa aspectos como o ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, as instalações, entre outros.
Foto: Marcelo Freitas
Foto: Marcelo Freitas
Compartilhe:

Realizada a cada dois anos, a avaliação tem como objetivo a melhoria da qualidade da educação, o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Além disso, o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Para o professor José Adailton Barroso, presidente da Comissão Própria de Avaliação que integra a Diretoria de Inteligência Competitiva da instituição de ensino, é importante a participação de todos que integram a comunidade acadêmica. “Quanto maior o número de pessoas, melhor será o retorno obtido. Verificaremos o nível de satisfação dos nossos clientes com relação às ações desenvolvidas pela universidade. É uma forma para detectar problemas, melhorá-los e, também examinar nossas potencialidades”, declara.

Para avaliação do Sinaes são utilizados eixos como planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, de gestão e infraestrutura. Os questionários são adequados para cada perfil de público e estarão disponíveis via magister ou pela intranet.

Compartilhe: