ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Idiomas divulga novas datas para exames de proficiência

Estudantes e profissionais em busca de certificação internacional têm até 13 de outubro para fazer inscrição. Provas acontecem em novembro e dezembro

às 20h46
Compartilhe:
Alunos que participaram do FCE no semestre passado

Alunos que participaram do FCE no semestre passado

Key English Test – KET, Preliminary English Test – PET, First Certificate in English – FCE e International English Language Testing System – IELTS. Estes são os exames de proficiência ofertados pela Universidade Tiradentes para estudantes e profissionais interessados em ter uma certificação internacional. A prova é realizada em parceria com o British Council da Universidade de Cambridge e trabalha quatro habilidades: listening, speaking, writing e reading. Em Sergipe, a Unit é uma das poucas instituições autorizadas a aplicar o exame.

“Depois do Programa Ciência sem Fronteiras houve um crescimento em relação à procura para realização desses exames pelo fato deles serem pré-requisitos. Os alunos precisam entender a necessidade de ter esta qualificação, pois só o certificado de um curso de inglês não é o suficiente. Uma prova de proficiência comprova a fluência na Língua. Facilita tanto na carreira acadêmica, para pleitear bolsas de mestrado e doutorado, quanto na questão profissional e trabalhos em outro País”, alerta o coordenador dos cursos do Unit Idiomas, Marcio Ramos.

Para cada nível do estudante ou profissional existe um tipo de prova. O KET é o mais básico dos exames e voltado para alunos que estão entre o primeiro e segundo ano do inglês. O PET é um nível intermediário e indicado para estudantes que já dominam um pouco mais o idioma. Para um nível de inglês avançado, o FCE é o mais indicado. Ele é aceito em alguns países e programas de bolsas de intercâmbio, a exemplo do Programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras. O IELTS é uma das provas mais solicitadas do mundo e destinada a alunos que pretendem estudar ou estagiar em outro País de Língua Inglesa. Atualmente, o IELTS é realizado por mais de 1.4 milhões de candidatos por ano em todo o mundo.

“O IELTS É um exame padronizado e que comprova a proficiência na Língua Inglesa. É um dos mais importantes do mundo, solicitado pela maioria das universidades e um dos pré-requisitos para o Ciência sem Fronteiras. A prova é dividida em duas partes: entrevista e prova escrita”, afirma o coordenador.

MAIS EXAMES

Marcio Ramos: "Os alunos precisam entender a necessidade de ter esta qualificação. Uma prova de proficiência comprova a fluência na Língua"

Marcio Ramos: “Os alunos precisam entender a necessidade de ter esta qualificação. Uma prova de proficiência comprova a fluência no idioma”

Em agosto e setembro deste ano, dezenas de estudantes participaram da sessão do International English Language Testing System realizado na Unit. A próxima prova do IELTS está marcada para ser realizada em 21 de novembro. As inscrições já podem ser realizadas através do www.britishcouncil.org. Para os exames de proficiência KET, PET e FCE acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro. O prazo para inscrição é 13 de outubro para o FCE e 20 de outubro para KET e PET através do portal www.aceexams.com.br.

Para aqueles candidatos que visam ao IELTS, o Unit Idiomas abrirá turmas preparatórias a partir desta sexta-feira, 27, às 16h30. “Justamente por ser uma prova mais técnica, cronometrada, o aluno precisa aprender a administrar o tempo para poder resolver o exame. Para isso estamos abrindo turmas preparatórias. Serão oito aulas de preparatório para o IELTS e dois meses conversação”, completa.

Caso o aluno tenha dúvida sobre qual exame de proficiência fazer inscrição, o Unit Idiomas oferece uma prova de nivelamento para direcionar o estudante ao exame correto. A coordenação do curso fica localizada no Campus Aracaju Farolândia, bloco A, sala 4. Para mais informações ligue: 3218 2234.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: