O programa foi implantado em 2009, alinhado às questões socioambientais do Grupo Tiradentes que fomenta a mudança de comportamento nas ações do corpo docente e discente, colaboradores, parceiros, prestadores de serviços e fornecedores da instituição de ensino, em busca do caminho para o desenvolvimento sustentável.
Inicialmente, o projeto beneficiava somente a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem – Care – que atende mais de 90 famílias em Aracaju. Atualmente, a parceria foi ampliada e colabora também com a cooperativa Reviravolta que assiste mais de 30 famílias, em Nossa Senhora do Socorro.
“Temos um colaborador específico para realizar toda a coleta da forma mais sistematizada possível. Os resíduos são recolhidos diariamente, levados para a central de coleta, pesados e doados”, explica a professora Luciana Rodrigues, coordenadora do programa Conduta Consciente.
Os resíduos recicláveis são depositados nas caixas coletoras específicas e em contêineres localizados em áreas externas da biblioteca e minishopping.
O programa também realizou a expansão para a arrecadação de lixo eletrônico para os campi de Itabaiana, Estância e Propriá. “O lixo eletrônico é um problema mundial de saúde pública. Os componentes dos aparelhos contém materiais que contaminam o solo e consequentemente a água. Estamos cumprindo o papel de responsabilidade socioambiental e social da instituição”, finalizou a coordenadora.