ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit vai inaugurar Shopping Grátis

Espaço exclusivo para a comunidade acadêmica da universidade permitirá doação e retirada de produtos sem utilização de dinheiro

às 18h11
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes inaugura no próximo dia 10 de março o Shopping Grátis, um espaço onde as pessoas podem doar produtos que não utilizam mais ou retirar outros que sejam do seu interesse, de forma solidária, sem o uso de dinheiro. Podem ser doados roupas e acessórios, sapatos, livros, brinquedos, CDs e DVDs, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utensílios. O objetivo é incentivar a cultura do desapego e evitar o desperdício que prejudica o meio ambiente.

“Quem doa tudo o que está em bom estado e sem uso, evita o acúmulo dos mesmos produtos que terminam no lixão. Se todo mundo adotasse essa ideia, nos aterros sanitários sobrariam apenas trapos, papéis rasgados e pedaços retorcidos de plástico. Ou seja, ali só haveria lixo mesmo”, explica a professora Luciana Rodrigues, coordenadora do programa Conduta Consciente da Unit.

O Shopping Grátis é uma iniciativa pioneira entre as universidades brasileiras. Foi idealizado pelo reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, com base em um projeto da comunidade da ilha de Nantucket, nos EUA, que recicla 90% de tudo o que produz e dispõe de um espaço para doações e retiradas de produtos de segunda mão. O projeto norte-americano foi apresentado pelo programa Globo Repórter, na edição de 2 de outubro de 2015.

“Além de diminuir a poluição e o descarte desnecessário, a cultura do desapego nos permite desprender de ‘relíquias’ empoeiradas, calças apertadas, brinquedos esquecidos, livros que não leremos novamente, entre outros produtos que talvez não nos sirvam, mas certamente servirão para outras pessoas. É uma maneira de olharmos o mundo ao redor, de forma mais generosa e menos consumista”, comenta o professor Uchôa.

Doações

O Shopping Grátis da Unit funcionará no Campus Aracaju Farolândia da Unit – ao lado da Gráfica Gutemberg – de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h30. O espaço será inaugurado oficialmente no próximo dia 10 de março, mas a partir da próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, já estará aberto para receber doações. Qualquer produto de segunda mão, em bom estado de conservação e boas condições de uso pode ser doado, desde que não seja considerado ilegal, como cópias não autorizadas de filmes, discos e livros.

Compartilhe: