ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa

Questões sobre o Programa Fellow-Mundus e palestra para estudantes da instituição foram as atividades realizadas por Dr. José Esteves Pereira

às 18h36
Compartilhe:
Estudantes da graduação e pós-graduação participam de conferência

Estudantes da graduação e pós-graduação participaram da conferência

Estudantes da graduação e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes lotaram a sala 4 do bloco F nesta segunda-feira, 7 de outubro, para receber o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa – UNL – professor Dr. José Esteves Pereira. A visita do docente à instituição sergipana tem o propósito de discutir questões sobre o Programa Fellow-Mundus, ao qual a Unit está inserida junto a outras universidades latino-americanas e europeias, e divulgar esta internacionalização para os estudantes através da palestra ‘Os desafios da globalização e a internacionalização do ensino superior’.

“Hoje faremos a primeira reunião do Programa Fellow-Mundus na Unit. Atualmente, temos três programas de mobilidade: o acadêmico, o Santander Universidades e o Ciência sem Fronteiras [do Governo Federal]. Estamos entrando em um quarto programa chamado Fellow-Mundus. Este disponibilizará bolsas para alunos da graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e professores. A reunião de hoje definirá alguns pontos críticos para que o projeto possa ser implementado o quanto antes, pois são 48 meses de trabalho”, explica o coordenador de Relações Internacionais da Unit, professor Matheus Batalha. No próximo dia 20, representantes Unit estarão em Portugal para definir metas e etapas do Programa.

O Fellow-Mundus tem como gestora a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e investe mais de quatro milhões de euros, verba disponibilizada pela Erasmus Mundus Association – Latin American Chapter para desenvolvimento das atividades. “Aproveito a visita ao Brasil para fazer reuniões, não apenas com a Unit, mas com outras universidades parceiras no Programa Erasmus Mundus. O Programa foi uma candidatura muito difícil organizada por nós e, no Brasil, entendi que uma das instituições convidadas seria a Universidade Tiradentes. Agradeço a disponibilidade da Unit para participar deste relevante consórcio internacional”, afirma o Dr. José Esteves Pereira.

‘Os desafios da globalização e a internacionalização do ensino superior’ foi o tema destacado por Dr. José Esteves

‘Os desafios da globalização e a internacionalização do ensino superior’ foi o tema destacado por Dr. José Esteves

As alunas do Mestrado em Educação Andrea Chagas, Leyla Santana e Francely Oliveira acreditam que o Programa será mais uma oportunidade de crescimento profissional. “Este estreitar de parcerias favorece um possível doutorado e alarga nossas possibilidades de estudar no exterior”, pontua Leyla. Para a estudante do 3º período de Fisioterapia, Layane Fernandes a palestra é um incentivo para os estudantes que pretendem participar de um intercâmbio. “Não temos ideia do universo fora no Brasil e é uma oportunidade importante que às vezes perdemos por não conhecer”, acredita Layane na expetativa de pleitear uma bolsa pelo Ciência sem Fronteiras.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: