ESTUDE NA UNIT
MENU

Imposto de Renda 2016

Coordenador de Ciências Contábeis da Unit, Laudelino Castro, tira as principais dúvidas dos contribuintes

às 18h41
Compartilhe:

Em 2016, cerca de 28 milhões de contribuintes deverão declarar o Imposto de Renda à Receita Federal, segundo estimativas da própria Receita. As principais regras que obrigam os contribuintes a declararem não foram alteradas, mas ainda assim fazer a declaração sempre gera muitas dúvidas. “Não existe obrigatoriedade de se buscar um contador, mas um profissional da área pode auxiliar com seu conhecimento tanto das questões legais, como manuseio dos programas de envio”, explica o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes, Laudelino Castro.

Entre as novidades, este ano passa ser obrigatório informar o CPF dos dependentes de 14 anos ou mais. Os profissionais liberais, como advogados e médicos, que recebem rendimentos de pessoa física, terão que de informar o CPF dos clientes. “Há situações que você não tem como comprovar o recebimento ou pagamento de algumas receitas. Por isso se você for prestar algum serviço faça da forma legal, informando todos os dados. Sem esses documentos fica difícil de comprovar” orienta o professor.

Outra dúvida comum entre os contribuintes é entre fazer a declaração simplificada ou completa. Qualquer contribuinte pode optar pela declaração simplificada. No entanto, o desconto padrão de 20% não pode superar R$ 16.754,34. “O contribuinte não precisa se preocupar inicialmente entre escolher uma ou outra; à medida que ele vai preenchendo, pode analisar a melhor opção”, afirma Laudelino.

Prazos

As declarações de imposto de renda podem ser entregues até o dia 30 de abril. Fazer declaração fora do prazo pode trazer prejuízos.“A pessoa que não declarar no período indicado pode pagar uma multa com valor mais alto que o imposto”, ressalta Laudelino. Pessoas que ainda estão com a declaração 2015 em atraso podem fazer a declaração 2016 independente da pendência com a Receita Federal.

Na última semana do mês de abril a Unit abre para a comunidade interna e externa o evento Imposto de Renda Solidário, no qual a declaração é feita de forma gratuita. No entanto, quem puder fazer antes é recomendado. “A gente acaba pegando quem deixa para última hora, mas não orientamos esperar o evento para declara”, finaliza o professor.

Compartilhe: