Orientar a população sobre os direitos do consumidor nos mais diversos tipos de serviços foi a atividade dos alunos do 4º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes, nesta quinta-feira, dia 17, na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Sergipe. O atendimento junto à população também envolveu entrega de panfletos com orientações sobre os serviços e pesquisa sobre os tipos de serviços mais utilizados pelas pessoas entrevistadas.
“Queremos trazer o aluno para conhecer o mercado de trabalho e assessorar a comunidade. Nosso objetivo é fazer com que o aluno tenha esse primeiro contato de atendimento para mostrar o que aprendem na teoria, além de atender ao público que está no Procon, para mostrar a melhor forma dessa população garantir seus direitos. Nossa expectativa é atender hoje cerca de 150 pessoas”, explica a professora da disciplina de Práticas Extensionistas do curso de Direito, Isabelle Brito Menezes.
A parceria entre Procon e Unit, para a realização da atividade, surgiu da percepção dos alunos da instituição que estagiam no órgão. “Nós temos em média cerca de 80 reclamações, por dia, neste Procon. O setor de telefonia lidera as reclamações, seguidas das instituições bancárias e operadoras de cartões de crédito. Mais da metade dos nossos estagiários são estudantes da Unit e eles perceberam a importância d o Procon para a sociedade no esclarecimento dessas informações. É uma forma de ajudar a população consumerista do nosso Estado sobre seus direitos, orientar nas suas reclamações para que os abusos não aconteçam mais”, informa o diretor do Procon/SE, Dr. Luiz Roberto Azevedo Santos Júnior.
A acadêmica Gabriela Sandes é uma das alunas a estagiar no setor de Atendimento Direto ao Consumidor do órgão. Para ela, o contato com a profissão proporcionado pela a academia é fundamental, principalmente, para os que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho.
“No curso de Direito, que é um curso de Humanas, precisamos ter um contato direto com a população. E esta atividade estabelece este primeiro contato. Eu trabalho no atendimento telefônico e presencial, por exemplo, e percebo que a população é muito carente de informação. No dia a dia do trabalho, as pessoas não procuram nem a resolutividade do seu problema. Então a ação, além de esclarecer as dúvidas do consumidor, proporciona um contato entre aluno e sociedade”, acredita Gabriela.
O porteiro Alisson Pereira Dória e a estudante Jairlene Cardoso acharam interessante a atividade. Jairlene, por exemplo, foi abordada por uma das acadêmicas da Unit, enquanto transitava em frente ao prédio do Procon, e ficou satisfeita com a orientação recebida. “Achei muito bom porque podemos entender um pouco mais sobre os nossos direitos e quais os procedimentos que devemos fazer”, ressalta.
A ação acontece no prédio do Procon, localizada na Rua Santa Luzia, até às 15h desta quinta, 17.
Fotos: Marcelo Freitas