A conferência é realizada anualmente e tem como objetivo formular uma visão atual sobre o Brasil e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. O evento reúne grandes nomes como os ministros Augusto Nardes, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli. “Ao atingir seus 20 anos, a Unale protagoniza discussões relevantes das mais variadas esferas, respeitando sempre o fato de ser uma entidade pluripartidária e observando as questões regionais”, afirma o presidente da entidade, deputado federal Sandro Locutor (PROS-ES).
Ministros
Na palestra de abertura, o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU – Augusto Nardes falou sobre “Governança pública: o desafio do Brasil”. Segundo ele, o País precisa de integração. “Não somente a integração política, mas da entrega dos produtos para a sociedade, como educação e saúde, segurança. É necessário que o Brasil melhore a sua competitividade e para isso o Estado tem que funcionar. Não podemos mais ser amadores, vivemos num mundo globalizado, competitivo e para sairmos da crise de 11 milhões de desempregados, precisamos promover a integração: União, Estados e municípios”, avalia.
Já na manhã desta quinta-feira, 2, a Conferência Nacional recebeu o ministro emérito Joaquim Barbosa para abordar o tema “Desenvolvimento e Segurança Política”. Barbosa reforçou a importância da integridade das instituições para o desenvolvimento do país. “É preciso que haja um ambiente propício, um quadro institucional favorável, determinação e convergência de parte das autoridades governamentais. É imprescindível que haja regras e disciplinas de maneira transparente, de modo a garantir que o cidadão se veja representado por aqueles que tomam decisões políticas fundamentais em seu nome”, comenta.
Programação
A Conferência Nacional da Unale prossegue até esta sexta-feira, 3. Hoje à tarde, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, participa de uma mesa-redonda sobre perspectivas políticas e econômicas, mediada pela jornalista Salete Lemos. Para o último, o ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral – TSE –, Dias Toffoli, debaterá o tema “Desburocratização, gestão nos serviços públicos e o pacto federativo”.