ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Google firmarão parcerias

Universidade Tiradentes recebe executivo da empresa norte-americana para ministrar palestra e discutir parcerias

às 23h42
Universidade Tiradentes deverá ser a primeira no Nordeste a adotar chromebooks e substituir cadernos por tecnologia
Alexandre Campos fará palestra próximo dia 21
Alexandre Campos fará palestra próximo dia 21
Domingos e Fábio apresentam o chromebook
Compartilhe:

O executivo do Google para Educação Alexandre Campos Silva ministrará uma palestra em Aracaju na próxima terça-feira, 21, sobre a cultura de inovação e os impactos na educação. O evento acontecerá no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit –, a partir das 19 horas, e é voltado para estudantes universitários da área de tecnologia. As inscrições estão abertas (clique aqui).

Alexandre Campos Silva é graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP, pós-graduado em Advanced Software Technologies pela Universidade da California de Irvine e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Além da palestra, o executivo do Google também se reunirá com o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, e outros dirigentes para tratar de parcerias entre as duas empresas.

“A Universidade Tiradentes entende que a área de tecnologia permeia todos os cursos e, principalmente, os cursos de informática precisam estar atrelados ao que há de mais moderno em tecnologias da informação. Por isso a Unit segue se aproximando de empresas como Google, Microsoft, Cisco, HP, que têm nos enxergado como um grande potencial de uso de novas tecnologias no Nordeste”, explica o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, Domingos Sávio Alcântara Machado.

“Buscamos estar junto desses grandes players de tecnologia para trazer o conhecimento mais atualizado aos nossos alunos, por meio de parcerias com possibilidades inclusive de estágio. O Google é uma referencia mundial, tem um programa para educação que é sucesso nos Estados Unidos e a ideia é utilizarmos essas ferramentas na Unit”, acrescenta o coordenador dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes, professor Fábio Santos.

Chromebook: o caderno do futuro
A Unit têm atraído o olhar dos maiores players de tecnologia do mundo por conta dos seus investimentos nesta área. Com o programa Tiradentes Digital, a instituição investiu em uma nova rede Wireless e tornou-se uma referência no Nordeste em serviços de acesso à internet. Hoje, 93% dos estudantes da universidade aprovam o serviço; destes, 70% atribuem nota 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5.

“A Universidade Tiradentes se preparou para o futuro”, ressalta Domingos Sávio. Em parceria com o Google, a Unit deve abrir oportunidades de enviar seus acadêmicos – sobretudo da área de Computação – para viver experiências no exterior. Além disso, o objetivo é adotar o chromebook, um novo tipo de notebook, mais portátil, leve e que trabalha com armazenamento de arquivos em nuvens, portanto é mais adequado para a realização de trabalhos e pesquisas. Hoje, esta tecnologia ainda é pouco utilizada no Brasil. No Nordeste, a Unit será pioneira.

“O nosso objetivo é substituir o caderno pela tecnologia. A intenção é disponibilizar chromebooks na universidade, integrados aos nossos sistemas acadêmicos: o Magister, para cursos presenciais, e o AVA, para graduações a distância. A partir de qualquer chromebook, o aluno digitará sua senha acadêmica e acessará seus dados e arquivos”, explica Domingos.

Compartilhe: