ESTUDE NA UNIT
MENU

Espetáculo olímpico na piscina

Dupla de nado sincronizado da República Tcheca treina no Parque Aquático da Unit

às 11h13
Um espetáculo que combina dança e natação invadiu o parque aquático da Universidade Tiradentes – Unit – desde o último dia 6. Desta vez, o trabalho de aclimatação para os Jogos Olímpicos do Rio é do dueto de nado sincronizado da República Tcheca, com as atletas Alžběta Dufková e Soňa Bernardová.
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Fotos: Marcela Matos
Compartilhe:

Texto: Raquel Passos / Fotos: Marcela Matos

A modalidade tem uma particularidade que existe desde que passou a ser esporte olímpico: o caráter artístico, pois em seu surgimento, entre o fim do século 19 e início do século 20, era um verdadeiro balé aquático. Para a atleta que faz aclimatação na Unit, Soňa Bernardová, o nado sincronizado vem evoluindo. “Ainda bem que há a adesão de novos atletas, inclusive participando de Olimpíadas. Todo esse clima competitivo favorece para o legado do esporte na República Tcheca”, avalia.

Para Soňa, fazer os últimos treinos no parque aquático da Unit tem sido uma oportunidade gratificante. “Ficamos gratas em poder treinar nesses últimos dias antes da nossa apresentação em um lugar tão agradável como aqui. Não poderíamos ter uma preparação final melhor que essa. Estamos aproveitando a torcida que forma nas arquibancadas da universidade de forma respeitosa e também faz parte ficarmos ansiosas pela nossa apresentação olímpica do próximo dia 14”, comenta.

Sua companheira de apresentação, Alžběta Dufková, acredita que a ambientação que estão tendo no Brasil é essencial para a competição no Rio. “A piscina da Unit é muito boa, água morna, limpa, com profundidade interessante, tudo bem favorável para os treinos que realizamos seis horas por dia. Estamos aproveitando bastante para refinar a apresentação, como também para nos ambientar, já que na República Tcheca nós estamos acostumadas a treinar em piscinas cobertas. Já estamos entrando no clima do Rio, literalmente”, conta satisfeita, remetendo o sucesso da dupla nesta reta final ao treinador: “Somos muito sortudas por ter o suporte do nosso professor que saiu dos Estados Unidos para nos treinar na República Tcheca, já que lá é bem escasso de especialistas”.

O treinador especializado em nado sincronizado é o americano Stephan Miermont. À beira da piscina, entre movimentos idênticos da dupla e a música escolhida da apresentação, ele destaca onde as atletas podem melhorar e evidencia técnicas necessárias para conseguirem o melhor lugar no pódio olímpico.

“Viemos à Aracaju para finalizar alguns ajustes e continuar treinando pesado, pois nossa meta é chegar às finais, ficando entre as 12 principais equipes da competição na modalidade. A República Tcheca nunca chegou até essa colocação, por isso estamos dando o melhor de nós, aproveitando as energias positivas do povo daqui de Sergipe, para conquistarmos medalhas”, avalia Miermont.

As atletas se apresentam nas Olimpíadas 2016 em 14 de agosto.

Com informações do Portal Oficial dos Jogos Olímpicos

Compartilhe: