ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes Unit lançam obras literárias

Dr.ª Sônia Cristina Azevedo e a mestre Maria Luisa Scardini lançam livros durante Semana Acadêmica-Cultural

às 13h57
Compartilhe:
Professoras Maria Luisa, Maynara Müller e Sônia Cristina comemoram lançamento de obras

Professoras Maria Luisa, Maynara Müller e Sônia Cristina comemoram lançamento de obras

As professoras da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Tiradentes Dr.ª Sônia Cristina Santos de Azevedo e a mestre Maria Luisa Scardini lançaram, respectivamente, as obras literárias ‘Regime Militar e Festival de Arte de São Cristóvão (1972-1985): muito além dos palcos e holofotes’ e ‘Professores Universitários: Novos Retirantes do Século XXI’. O lançamento aconteceu na noite de terça-feira, 5 de novembro,  durante a 1ª Semana Acadêmico-Cultural promovida pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. As obras das docentes foram duas das 48 publicações lançadas durante o evento que contemplou as áreas da Educação, História, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Administração e Poesia.

Na obra ‘Regime Militar e Festival de Arte de São Cristóvão (1972-1985): muito além dos palcos e holofotes’, a professora Sônia Cristina trata da intervenção militar na política e na cultura brasileira, buscando analisar a relação entre os intelectuais e o Regime Militar no contexto do Festival de Arte de São Cristóvão. “Investigo a relação entre os militares e a intervenção deles na cultura. O objeto de estudos foi o festival de Arte de São Cristóvão, realizado em virtude da comemoração do sesquicentenário da independência do Brasil. É importante para a sociedade sergipana entender como se deu essa produção cultural, e, principalmente, a intervenção dos intelectuais e artistas neste processo. Entender um pouco do processo de passagem do intelectual revolucionário para o intelectual profissional”, explica.

A docente, também lembra que o livro é resultado de sua tese de doutorado produzida na Universidade Federal de Pernambuco. “Foi um momento de intensa produção porque foram cinco anos investigando este objeto e a Unit foi uma aliada neste processo. Então acredito que é resultado positivo para todos nós”, ressalta Sônia Cristina, membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia em Sergipe (GPESSE).

Em contrapartida, a professora Maria Luisa Scardini, responsável pela disciplina Fundamentos Sociológicos e Antropológicos Online, capta a essência de um novo tipo de movimento migratório presente na contemporaneidade no livro ‘Professores Universitários: Novos Retirantes do século XXI’. A obra também é fruto da dissertação de mestrado em Sociologia. “A motivação para produção do trabalho surgiu da minha história de vida que sou de Curitiba e moro em Aracaju há 37 anos, e de encontrar a cada dia muitas pessoas de outros Estados no ambiente universitário. Hoje, por exemplo, mais de 50% dos professores da Unit são de fora. Este trabalho pesquisa porque esses profissionais vieram para cá e como se inseriram na sociedade sergipana. Suas aproximações e estranhamentos na cidade de Aracaju, que é um fenômeno do mundo globalizado. Para mim é um momento de realização e de muito alegria”, salienta a professora Scardini.

A noite de autógrafos das docentes também foi prestigiada pela assessora de Projetos Corporativos Online da Diretoria de Educação a Distância da Unit, Maynara Maia Müller. Para Maynara, o lançamento representa o enriquecimento acadêmico. “Para mim é um prestígio. Qualquer produção acadêmica enriquece, não apenas a escrita, mas a prática também. E poder conciliar isso com o nosso Grupo e estudantes é uma grande troca de experiência. No apoio ao estudante e no ambiente virtual de aprendizagem enriquecendo e dando ao ensino superior o valor que ele merece em relação a cientificidade”, observa.

Em breve, as obras estarão disponíveis nas livrarias de todo o Brasil.

Compartilhe: