O Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher foi criado pela Universidade Tiradentes em 2006 com o objetivo de atender à demanda da comunidade feminina, independente da idade da mulher, desde que tenha iniciado sua vida sexual, fazendo a prevenção de câncer de colo uterino e de mama.
Também no Caism a mulher recebe orientação sobre planejamento familiar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, consulta de enfermagem para o pré-natal de baixo risco, além de receber preservativos masculinos e femininos.
De importância ímpar para a mulher que se preocupa com sua saúde avaliando-a periodicamente, o consultório funciona na sala 24 do bloco D, no Campus Farolândia, de segunda à quinta-feira nos turnos matutino e vespertino, e atende gratuitamente a comunidade acadêmica e administrativa providenciando, inclusive, encaminhamento quando necessário ao UnitMed, que oferece excelente serviço de qualidade com preços acessíveis.
“Nosso objetivo é tentar atender ao máximo as necessidades de saúde da comunidade feminina da universidade”, salienta a coordenadora do curso, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa. A docente destaca as excelentes condições de atendimento e as confortáveis instalações onde alunos, a partir do 5º período da disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva, acompanhados dos seus supervisores, participam do projeto.
Pureza ressalta a importância da participação da comunidade universitária e convida colaboradoras e alunas a observarem o calendário regular de atendimento para as consultas feitas de forma personalizada, e para a entrega dos resultados dos exames, sempre em tempo hábil, desde que obedecendo ao prazo de 30 dias.