ESTUDE NA UNIT
MENU

Encerra Festival de Caranguejo na Unit

Durante solenidade, estabelecimentos vencedores foram reconhecidos como os melhores em três categorias.

às 21h42
Os melhores bares e restaurantes do Festival do Caranguejo, encerrado no último domingo, 14, foram reconhecidos em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 24, na Universidade Tiradentes – Unit. Representantes de todos os 22 estabelecimentos participantes do evento receberam uma placa em homenagem pelo serviço realizado, mas apenas três levaram troféu nas categorias: originalidade (restaurante bar Calles), melhor apresentação (Bistrô Senac Cacique Chá) e do prato e o mais saboroso (Dunas Beach Bar).
Coordenadora do curso de Gastronomia da Unit anunciou os ganhadores
Coordenadora do curso de Gastronomia da Unit anunciou os ganhadores
Todos estabelecimentos foram representados
Estabelecimentos participantes foram homenageados
Compartilhe:

Para chegar nesse resultado, quatro professores do curso de Gastronomia da Unit foram responsáveis em avaliar os quitutes durante a temporada. Eles percorreram os stands de cada bar e restaurante com o intuito de degustar e verificar os pratos servidos, tendo os critérios principais de avaliação como base, incluindo ainda a forma de condução e a parte técnica de composição dos itens.

A coordenadora do curso de Gastronomia da Unit, Cátia Viana agradece aos organizadores pela confiança na avaliação e em demais etapas do Festival que foram compartilhadas. “Trabalhamos com quatro professores. Essa análise foi feita utilizando a ficha de avaliação que inclui critérios como sabor, apresentação, técnicas utilizadas e o trabalho com o caranguejo. Claro que todos os restaurantes trabalharam, mas a avaliação foi em cima daqueles que exaltaram o sabor do crustáceo”, explica. “Foi bem difícil chegar ao resultado final porque, nesta edição, os restaurantes trouxeram o protagonista do festival de forma bem diferenciada”, lembra.

O secretário de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, reconhece os esforços da Unit para a realização com sucesso do Festival, por ser fonte inspiradora do conhecimento e atuante nos segmentos que possui atuação. “Tivemos o prazer de acompanhar o capricho dos alunos e professores durante a arena gastronômica, desde a concepção do evento até hoje no encerramento. Todo esse conjunto faz com que a Unit seja parceira número um do evento. Nossa intenção não é somente fazer com que pessoas degustassem os pratos de caranguejo, mas que soubessem de onde vieram, como foram concebidos e busquem a informação. Esse é o nosso legado e, para isso, a Unit é sempre parceira número um em fonte de inspiração e motivação”, assegura.

Com o melhor prato na categoria ‘Originalidade’, o bar e restaurante Calles, representado por Mirian Augusta Andrade, levou o troféu. “É um privilégio muito grande ter nossa cidade sediando um festival gastronômico com o tema caranguejo, por toda sua originalidade e é gratificante realmente ter participado. Nossos chefs se preocuparam sempre em ser criativos e originais durante o evento, compondo pratos sempre com produtos da nossa terra. O Festrival é uma forma de resgatar a regionalidade que a gente tanto precisa”, avalia.

Além de aquecer a economia, o festival ofereceu cultura e informação aos aracajuanos e turistas, através de programação musical, conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, realização de oficinas gastronômicas e programação para crianças. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O festival iniciou suas atividades no último dia 03, com a Arena Gastronômica na passarela que leva o nome do crustáceo, na Orla da Atalaia, e seguiu nos estabelecimentos.

Compartilhe: