ESTUDE NA UNIT
MENU

O Direito e o conceito de excelência

Curso de Direito da Unit recebe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Ordem dos Advogados do Brasil nota cinco

às 22h51
A excelente classificação dada pelo Ministério da Educação através o Inep e pela OAB, entidade que representa os profissionais da advocacia, reflete o incessante trabalho que a IES sergipana faz, através a coordenação do curso, para oferecer aos seus alunos a melhor estrutura física e docente.
Os acadêmicos Rafael Góes Carvalho Oliveira   e Alberto Hora Mendonça Filho
Os acadêmicos Rafael Góes Carvalho Oliveira e Alberto Hora Mendonça Filho
O egresso Ítalo Jorge de Oliveira
O coordenador reconhece a importância dos alunos na avaliação do curso
Compartilhe:

“A divulgação do conceito cinco coroa todo o trabalho que a Universidade Tiradentes realiza desde 1984, quando foi implantado o curso pela IES sergipana e que é plenamente reconhecido por toda a sociedade” diz o coordenador do curso, professor Eduardo Macedo. Ele reconhece que os investimentos com recursos financeiros e humanos é parte do processo e considera que o resultado da avaliação bem como a obtenção da nota cinco deve-se, de forma destacada, ao corpo discente. “A razão de ser da universidade é a graduação e é o aluno. Eles são a caixa de ressonância da instituição e da qualidade da excelência do curso de Direito”, completa o professor Eduardo considerando como de maior importância a percepção do aluno em relação à qualidade da oferta e sua vivência quando ele tem a oportunidade de utilizar todos os equipamentos e recursos destinados às práticas.

Em se tratando da graduação em Direito essas práticas se multiplicam de forma constante através de espaços como o Núcleo de Prática Jurídica, Sala de audiências, Tribunal de Júri, bem como na qualificação docente e na execução de projetos extensionistas relevantes e até inéditos no Brasil como a execução do pré-processual na área trabalhista em parceria com a Justiça Federal do Trabalho.

Egresso da turma 2016.1 e já aprovado no exame da Ordem quando cursava o 10º período, o advogado baiano radicado em Sergipe Ítalo Jorge de Oliveira considera gratificante ter constatado durante o exame que o ensino a que foi submetido tem o crivo da qualidade dando-lhes condições de atuar no mercado de trabalho.  “A formação que tive na universidade foi extremamente importante para minha atuação profissional”, revela considerando que o sacerdócio do estudo é algo muito particular, apesar de indispensável à contrapartida da estrutura acadêmica. “Por mais que o aluno tenha o desejo de estudar, quando encontra uma base sólida na academia, isso faz com que ele se projete nos estudos e ganhe muito mais tempo. A estrutura que a Universidade Tiradentes ofereceu me proporcionou ir muito além”, salienta o advogado Ítalo. Ele reconhece que a oportunidade de participar de eventos voltados para entender a profissão favorece muito porque estimula o aluno a sair do conforto existente entre ele e o livro levando-o a entender como funciona o mercado e a profissão através de atividades práticas. “A estrutura da instituição é de excelência, o corpo docente é muito bom e isso faz com que o aluno se sinta mais estimulado a estudar também”, pondera.

Quando solicitado para relacionar aspectos que considera importantes para a conceituação do curso dado pelo Inep e OAB o acadêmico do 8ªº período Alberto Hora Mendonça Filho prioriza a qualidade do acervo da Biblioteca. “Com uma bibliografia farta, o espaço possibilita ao aluno consultar a melhor doutrina sem custos adicionais. Também o Núcleo de Práticas Jurídicas com sua excelente estrutura possibilita induz ao exercício de uma prática jurídica além da sala de aula”. A qualificação dos docentes a interação que se intensifica entre a graduação e a pós o estímulo aos projetos de pesquisa representam itens preponderantes para o reconhecimento do curso na opinião do acadêmico.
Rafael Góes Carvalho Oliveira também aluno do 8º período de Direito é de opinião de que a Unit se preocupa em preencher todos os requisitos que o curso, dentro do ensino jurídico exige, seja na formação humanística ou na formação técnica do aluno. “O olhar para fora da sala de aula através da realização de diversos eventos dentro e fora da instituição e a equipe de professores altamente qualificados caracterizam aspectos que proporcionam a elevação do conceito do curso e da universidade”, conclui o acadêmico.

DIREITO1

Compartilhe: