O Simeduc tem como propósito reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e outros países reconhecidamente interessados nos estudos e discussões sobre a relação educação e comunicação, salientando suas consequências no processo de aprendizagem dentro do espaço escolar.
“Convidamos pessoas que pesquisam, trabalham e coordenam ONGs já experientes com atividades, com estratégias e com projetos de inovação na educação básica, além de professores de diversas universidades”, explica o doutor Ronaldo Linhares. O coordenador enfatiza a realização de três conferências. A primeira delas, com o professor doutor Antônio Nova, reitor Honorário da Universidade de Lisboa, Catedrático conhecido internacionalmente, o doutor Antônio Nova é especialista na área de formação de professores e traz para a academia uma discussão sobre o tema.
A professora do programa de pós-graduação em Educação da USP Vani Kensky, com vasta experiência na área de tecnologias e formação de professores, será a palestrante do segundo dia.
O palestrante de encerramento é o professor Albuquerque da Universidade de Lisboa, autor de um projeto com a comunidade europeia na área de inovação na Educação.
Constam da programação duas mesas-redondas que acontecem nas tardes dos dias 15 e 16 reunindo projetos, ONGs e professores que discutem e possuem experiência na área.
A realização de minicursos e apresentações de resultados de trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisa complementam a programação do Simeduc, evento destinado a professores da rede, alunos das licenciaturas, professores que trabalham com pesquisa na universidade e no estado.
Já confirmaram presenças no Simpósio de Educação e Comunicação professores do Mato Grosso e Brasília.
“O Simeduc é destinado a um público que tenha relação direta com a prática docente, desde a pré-escola até o ensino superior”, salienta o doutor Ronaldo. Ele lembra que as inscrições permanecem abertas. Para isso basta que o interessado acesse aqui.