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Educação inclusiva no ensino superior

1º Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior da Unit foi realizado na última sexta-feira, 14, no Bloco F do Campus Aracaju Farolândia.

às 15h01
No último dia 14, a Universidade Tiradentes, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Educação – PPED – e Saúde e Ambiente – PSA – da Unit e do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Neurociência e Biotecnologia – EINB/CNPq –, realizou o 1º Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior da instituição de ensino. Com o tema “Educação Inclusiva no ensino superior: desafios e possibilidade”, o evento aconteceu na sala 24, do Bloco F, no Campus Aracaju Farolândia.
Abertura do evento
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Professora Dra. Denize Silva realiza conferência de abertura
Abertura do evento
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A acadêmica do curso de Design Gráfico, Paloma Assis
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“Este é o primeiro passo. É um tema que merece ser bastante discutido principalmente no âmbito acadêmico. É preciso que todos tenham um preparo para receber as pessoas com qualidade dentro do campus universitário. Sabemos que a instituição de ensino faz e tem feito muito sobre esta questão da acessibilidade, mas precisamos discutir ainda mais”, declara o professor Dr. Cristiano Ferronato, coordenador do PPED/ Unit.

A diretora de Pesquisa da Unit, professora Dra. Juliana Cordeiro, ressalta a importância da realização do evento. “Discutir a educação inclusiva tem sido uma demanda nacional. Por isso, decidimos trazer esta discussão para o nosso ambiente. Precisamos entender como tratar os estudantes, a formação de professores com estas características. É uma abordagem muito ampla”, declara.

A abertura contou com a participação da acadêmica do curso de Design Gráfico da Unit, Paloma Assis, que abordou os desafios da vida acadêmica para pessoas com algum tipo de deficiência, no caso da aluna, a perda da audição. A acadêmica é acompanhada por intérpretes do Núcleo de Atendimento Pedagógico e Psicossocial da Unit. Além disso, foram discutidos temas como as perspectivas para e da formação docente, os desafios e possibilidades da educação inclusiva no ensino superior, práticas educacionais e transtornos do neurodesenvolvimento e a formação docente e políticas públicas.

“Os palestrantes trazem experiências em outras instituições de ensino. É muito importante quebrar um pouco o mito que eles não podem chegar à universidade e mostrar que este público está na instituição de ensino e que estamos preparados para recebê-los”, observa a professora Angélica Piovesan.

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