ESTUDE NA UNIT
MENU

Educação inclusiva no ensino superior

1º Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior da Unit foi realizado na última sexta-feira, 14, no Bloco F do Campus Aracaju Farolândia.

às 15h01
No último dia 14, a Universidade Tiradentes, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Educação – PPED – e Saúde e Ambiente – PSA – da Unit e do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Neurociência e Biotecnologia – EINB/CNPq –, realizou o 1º Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior da instituição de ensino. Com o tema “Educação Inclusiva no ensino superior: desafios e possibilidade”, o evento aconteceu na sala 24, do Bloco F, no Campus Aracaju Farolândia.
Abertura do evento
Abertura do evento
Professora Dra. Denize Silva realiza conferência de abertura
Abertura do evento
Abertura do evento
A acadêmica do curso de Design Gráfico, Paloma Assis
Compartilhe:

“Este é o primeiro passo. É um tema que merece ser bastante discutido principalmente no âmbito acadêmico. É preciso que todos tenham um preparo para receber as pessoas com qualidade dentro do campus universitário. Sabemos que a instituição de ensino faz e tem feito muito sobre esta questão da acessibilidade, mas precisamos discutir ainda mais”, declara o professor Dr. Cristiano Ferronato, coordenador do PPED/ Unit.

A diretora de Pesquisa da Unit, professora Dra. Juliana Cordeiro, ressalta a importância da realização do evento. “Discutir a educação inclusiva tem sido uma demanda nacional. Por isso, decidimos trazer esta discussão para o nosso ambiente. Precisamos entender como tratar os estudantes, a formação de professores com estas características. É uma abordagem muito ampla”, declara.

A abertura contou com a participação da acadêmica do curso de Design Gráfico da Unit, Paloma Assis, que abordou os desafios da vida acadêmica para pessoas com algum tipo de deficiência, no caso da aluna, a perda da audição. A acadêmica é acompanhada por intérpretes do Núcleo de Atendimento Pedagógico e Psicossocial da Unit. Além disso, foram discutidos temas como as perspectivas para e da formação docente, os desafios e possibilidades da educação inclusiva no ensino superior, práticas educacionais e transtornos do neurodesenvolvimento e a formação docente e políticas públicas.

“Os palestrantes trazem experiências em outras instituições de ensino. É muito importante quebrar um pouco o mito que eles não podem chegar à universidade e mostrar que este público está na instituição de ensino e que estamos preparados para recebê-los”, observa a professora Angélica Piovesan.

Compartilhe: