ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrado em Direitos Humanos tem atuação representativa

Dentro da programação da Sempesq, o Mestrado em Direitos Humanos promoveu seminário em segurança pública e meio ambiente.

às 21h16
A 18ª edição da Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes – Unit – traz atividades relevantes para o meio acadêmico, como o II Seminário de Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos, Políticas Públicas e Meio Ambiente realizado na tarde desta sexta-feira, 28, que lotou a sala 61 do bloco D.
Alunos tiveram trabalhos aprovados em um dos principais congressos de mestrado em Direito do país
Alunos tiveram trabalhos aprovados em um dos principais congressos de mestrado em Direito do país
Seminário teve abordagem voltada à segurança pública pela manhã
À tarde, o foco do seminário foi meio ambiente
Compartilhe:

Organizado pelo corpo docente do Mestrado em Direitos Humanos, essa segunda edição do grupo de estudos trouxe duas mesas de discussão – uma realizada pela manhã sobre segurança pública e contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Ministério Público de Sergipe e Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). O segundo momento foi à tarde com abordagem voltada ao meio ambiente, com professores de Brasília e do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas.

De acordo com uma das organizadoras do seminário, professora do Mestrado em Direitos Humanos, Verônica Marques, o seminário aconteceu dentro da vanguarda da discussão sobre meio ambiente. “Não podemos pensar em realidade, nem em futuro sem pensar em consideração à necessidade e cuidar o meio ambiente e protegê-lo. Na mesa de hoje, fizemos discussão voltada para essa garantia para gerações atuais e futuras”, explica.

Alunos que tiveram seus trabalhos submetidos e aprovados no Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito — Conpedi –, onde os estudiosos do segmento apresentam resultados de suas pesquisas, também participaram do seminário.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unit, Liziane Paixão, Conpedi é o evento mais importante da área e contará com 20 trabalhos produzidos no Mestrado. “Assim se percebe a qualidade das nossas pesquisas que serão trabalhadas em um ambiente onde todos os importantes pesquisadores estarão participando, sem contar que temos trabalhos aprovados em diferentes grupos de trabalho, o que acaba dando maior visibilidade, pois estaremos em contato em diversos segmentos de discussão”, avalia. Ela lembra que além desses artigos, houve outros aprovados por egressos do mestrado, por alunos da turma de 2015 e docentes da graduação do curso de Direito.

Jeferson Menezes, aluno do mestrado em Direitos Humanos da Unit, teve seu trabalho sobre proteção de dados pessoais no Brasil submetido e aprovado para o Conpedi. “A importância de ter o trabalho aprovado nesse evento é por ser um dos maiores eventos de relevância no campo jurídico. Mais de 4.300 trabalhos submetidos e aprovados cerca de 1.800 denota um reconhecimento do programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unit em ter tido aprovação de todos os artigos submetidos. Isso reconhece a qualidade das discussões promovidas pelo Programa e sua coordenação eficiente. Para a gente do mestrado, é muito importante estar presente nesses espaços que têm relevância em todo país. Escrevemos para que nossas pesquisas sejam divulgadas e serão publicadas nos anais do Congresso”, comemora.

Alex Ferreira, mestrando em Direito Humanos pela Unit, conta estar feliz e realizado em ter seu trabalho aprovado no congresso. “Como é o congresso mais importante no país, classificado pela CAPES como evento de maior extrato, então é absolutamente marcante que tenha um numero tão grande de artigos aprovados, já que sempre aprova em razão da alta qualidade. O meu trabalho traz uma discussão muito próxima do que é exigido recentemente na área de Direitos Humanos, uma análise da perspectiva latino-americana da justiça de transição e a necessidade de trilhar um caminho mais democrático depois do fim da ditadura militar”, explica.

Conpedi vai acontecer entre 7 e 10 de dezembro em Curitiba (PR) e terá a contribuição destes e outros pesquisadores da Unit.

Compartilhe: