ESTUDE NA UNIT
MENU

Inaugurado DeCós Day Hospital

Novo conceito possibilita atendimento mais eficiente, célere e seguro aos pacientes e amplia oportunidades à comunidade, alunos e médicos

às 19h50
No último dia 24, a sociedade sergipana foi apresentada ao DeCós Day Hospital, um novo conceito de serviços na área de Saúde. Com soluções completas, que trazem mais praticidade e eficiência, o DeCós foi estruturado especialmente para a realização de procedimentos de pequena e média complexidades que exigem, no máximo, 12 horas de internamento.
Inauguração do DeCós Day Hospital teve solenidade prestigiada pela classe médica sergipana
Inauguração do DeCós Day Hospital teve solenidade prestigiada pela classe médica sergipana
Novo conceito em saúde chega ao Estado com inauguração do DeCós Day Hospital (Fotos: Luiz Dinarte)
Superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Ihanmarck Damasceno, acompanhou a visita dos convidados, dentre eles, o deputado federal Laércio Oliveira
Diretor clínico do DeCós, Ronald Barreto apresenta instalações aos convidados
Diretor da Área da Saúde da Unit, Dr. Hesmoney Santa Rosa, explica que o DeCós representa um novo caminho na saúde em Sergipe
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes, reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça
Compartilhe:

Isso significa mais agilidade nos serviços e segurança ao paciente. A tendência, de acordo com o diretor geral do DeCós Day Hospital, Eduardo Almeida, é diminuir o tempo do paciente nos hospitais quando há cirurgias minimamente invasivas. “Então não há necessidade de internação prolongada. A ideia com o novo conceito e estrutura é trazer qualidade, eficiência e custo acessível para o paciente marcar consulta e fazer pequenas cirurgias em um único ambiente, com alta em até 12 horas depois do internamento. E o aluno da Unit será beneficiado por estar em uma estrutura de saúde multidisciplinar integrada. Desde a marcação até as cirurgias”, assegura.

Ele ainda explica como surgiu essa metodologia moderna de atender os pacientes. “O modelo ‘Day Hospital’ nasceu de um conceito na década de 70 para tratar os pequenos e médios procedimentos cirúrgicos. De lá para cá, teve uma evolução, principalmente no Brasil nos anos 90, e isso passou a ser um centro de tratamento só para essas pequenas e médias cirurgias. Então a transformação do UnitMed para DeCós Day Hospital é também uma ampliação dos serviços. Entendemos que hoje podemos oferecer muito mais que um centro de práticas, mas um serviço de saúde diferenciado para atender toda população de Sergipe como uma alternativa suplementar à rede privada, tendo em vista que essas pequenas e médias necessidades disputam espaço com os hospitais de alta complexidade”, afirma o administrador Eduardo Almeida.

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes, reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, acredita no modelo para ajudar a sociedade sergipana a ter um atendimento mais qualificado e eficiente. “Queremos, com esse crescimento, não ser uma instituição comum, que não tá preocupada com qualidade, queremos oferecer à sociedade e aos carentes, esse hospital que possibilita oferecer serviço eficaz às pessoas. Sem contar que, com um quadro de médicos da mais alta qualificação, os alunos concludentes de cursos da Unit poderão aprofundar os conhecimentos. Esperamos que seja, de fato, um trabalho que possa repercutir na sociedade para ajuda-la”, avalia.

Já o diretor clínico do DeCós, Ronald Barreto, destaca que o objetivo é otimizar o tempo. “Não queremos que o paciente perca tempo marcando consulta se deslocando, da mesma forma, o médico. Queremos que o profissional de saúde ‘gaste’ tempo atendendo paciente, inspirado em um conceito que já existe fora do país e que estamos empenhados em enraizar em nossa região. O atendimento é exclusivamente particular e por planos de saúde, mas pela presença da faculdade de Medicina, existe parte do atendimento que é direcionada à comunidade a preços populares. Bem como aos colaboradores do Grupo Tiradentes que também têm atendimento com preços diferenciados”, afirma.

Olhar acadêmico

A evolução da UnitMed para DeCós Hospital traz grande benefício para os alunos da Universidade Tiradentes – Unit. Para o coordenador do curso de Medicina, professor Richard Cabral, o aprimoramento do atendimento aos pacientes amplia as oportunidades de prática e aprendizagem dos futuros profissionais da saúde.

“Vamos ter uma clínica com maior número de pacientes, que vai trazer mais experiência aos nossos alunos, os colocando em contato com um número cada vez maior de pessoas e situações relacionadas ao curso. E a possibilidade de se ter um ‘day hospital’, no ponto de vista acadêmico, é formar um médico generalista que tenha capacidade de atender a maior parte da população, com competência e resultado”, diz Cabral.

O estudante do 3º período de Medicina, Lucas Brandão acredita ser importante ter esse contato com a prática de forma diferenciada. “Com o DeCós, vamos ter relação com processos mais avançados que não tínhamos antes, mais habilidades cirúrgicas diante das novas possibilidades de aprendizado, com situações diferenciadas em campos diversos da Medicina que normalmente não teríamos”, conta.

 Comunidade médica

O DeCós é considerado, ainda, um benefício para a comunidade médica sergipana que agora dispõe de um espaço multifuncional e multidisciplinar para realizar pequenas e médias cirurgias. Confira alguns registros do coquetel de lançamento na última terça-feira, na Coroa do Meio, onde personalidades do Estado de Sergipe conheceram a nova estrutura.

Compartilhe: