“Há duas décadas eu fiz uma escolha de vida. Depois de ter estudado graduação, mestrado e doutorado, meu primeiro emprego formal seria na Universidade Tiradentes com a intenção de somar esforços àquela jovem instituição a ter uma extensão, graduação e pesquisa de ponta”, relembra o doutor em Engenharia Industrial, atual diretor de Educação Corporativa.
Durante esse longo caminho, Marcos Wandir acompanhou mudanças estruturais e físicas da Unit. “Quando cheguei só tinha o bloco A e B. Além do crescimento da Unit, é notório o reflexo de sua representatividade em todo o entorno. O bairro Farolândia é outro depois da chegada da instituição. E, pessoalmente, também vivi uma transformação. Afinal, trata-se da escolha de alguém que estava modelando sua vida exclusivamente enquanto pesquisador e professor. Mas aqui na Unit pude juntar duas outras coisas que eu também buscava que era a área pedagógica (de formador de pessoas) e de gestão de uma área que sou fascinado, a da ciência e tecnologia”, conta.
“Cheguei à Unit para lecionar na área de Matemática e Ciência da Computação. Depois trabalhei com Administração e Psicologia. Tive a contribuição de gestão acadêmica na minha formação quando implantamos, efetivamente, a pesquisa com o primeiro programa de iniciação científica e reputo que um dos melhores trabalhos que fizemos nesse sentido foi na formação do corpo docente”, relembra Marcos Wandir.
Hoje ele está inteiramente à disposição da Unit dirigindo a Diretoria de Educação Corporativa. “Um baita desafio para aproximar mais a Universidade Tiradentes com o mundo corporativo e gerar, cada vez mais, empregos aos nossos alunos”.
Histórico
O professor Marcos Wandir passou seis anos na gestão da Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa; assumiu por três anos a Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec; depois voltou a presidir o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP; assumiu a Secretaria Adjunta do Estado de Meio Ambiente combinado com a Unit; e nos últimos seis anos, Marcos Wandir esteve à frente do Parque Tecnológico de Sergipe.