Afinal, a partir de agora – depois da aprovação no vestibular e efetivação da matrícula na Instituição de Ensino Superior – o aluno começará a se dedicar aos estudos que sua futura profissão exige. E o diferencial também mora aí! Para obter êxito, a dedicação não se resume ao ensino dentro da sala de aula. O caminho é muito além.
O Grupo Tiradentes oferece oportunidades de acesso ao conhecimento de diversas maneiras, mas como saber o que fazer? Tem como o aluno ser participativo e contribuir com o desenvolvimento das disciplinas do curso, engajando os colegas, sem prejudicar na própria produtividade? Como compartilhar o sentimento de pertencimento à Universidade? E será que é possível compartilha-lo?
Para todas as perguntas, a resposta está na ponta da língua do aluno mentor. Ele já é veterano, tem certa experiência na instituição de ensino e sabe onde e como resolver as questões acadêmicas, além de entender os processos de aprendizagem que se entrelaçam com a sala de aula.
A coordenadora do projeto Mentoria, professora Janilce Domingues, explica que entender como funciona a instituição influencia no desenvolvimento do aluno dentro do curso. “Para os jovens que chegam ao ensino superior cheios de anseios e medos, ter um mentor significa apoio na adaptação, compartilhamento de expectativas, interesses e problemas, e tudo isso contribui para que o aluno recém-chegado crie um sentimento de pertencimento à instituição e se desenvolva academicamente”, afirma.
Mentoria
Ser mentor é orientar, instruir, encorajar. É ser sábio e conselheiro, decisivo no desenvolvimento da competência e caráter do outro. Joao Victor Freitas, estudante do 9º período de Engenharia Civil, é um deles. “Eu tinha um sentimento de necessidade de plantar sementinha nos alunos recém-chegados. Se eles tiverem acompanhamento e aconselhamento no começo, vai ajudá-los a participar de ações que a Unit promove, ampliando o leque de oportunidades”, comenta.
Já o aluno do 9º período de Arquitetura e Urbanismo Rodrigo Costa acredita que pertencer à Unit é a melhor parte do processo acadêmico. “Eu, enquanto calouro, tive dificuldade em interagir com os veteranos e a instituição percebendo a importância de mudar esse cenário, cria o projeto Mentoria para aproximar todos! Agora, enquanto mentor, vi a oportunidade de transmitir não só os afazeres institucionais, mas o amor à Unit que tenho. Transmitir esse valor é, para mim, a melhor parte! Quero mostrar para eles o quanto é bom estar aqui! A Unit é um universo de oportunidades que acredita nos nossos sonhos”, avalia Rodrigo.
Atividades do projeto
As equipes estão definindo as atividades do projeto. O Grupo Tiradentes começa a colocar em prática já neste primeiro momento de 2017, na Universidade Tiradentes, em Sergipe, e no Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas. A previsão é estender a iniciativa para as outras unidades já no próximo semestre.
Para saber mais a respeito, procure a coordenação de seu curso e participe das atividades!
Como funciona
O Projeto Mentoria tem como base os programas implantados com sucesso nas universidades da Espanha, mais especialmente na Universidad de Burgos, onde o professor-orientador acompanha alunos mentores, e cada aluno-mentor acompanha estudantes novatos. Neste primeiro momento, o projeto é aplicado em 11 cursos da Unit Sergipe e 12 da Unit Alagoas (confira abaixo). A estrutura de equipe envolve um professor como gestor na mantenedora, que também ficará responsável pelas demandas de Sergipe; um gestor em Alagoas; 23 professores orientadores, distribuídos nas duas unidades; e 226 alunos mentores. Todas as atividades são remuneradas e os alunos mentores e professores orientadores têm desconto de 60% no Unit Idiomas.
Primeiros cursos contemplados
Unit SE:
- Arquitetura
- Direito
- Enfermagem
- Engenharias
- Nutrição
- Odontologia
Unit AL:
- Biomedicina
- Direito
- Enfermagem
- Engenharias
- Fisioterapia
- Nutrição
- Odontologia
- Psicologia