ESTUDE NA UNIT
MENU

Fotografia: só paixão ou profissão?

Acadêmicos discutem a popularização da fotografia durante encontro entre convidados que atuam na área

às 20h25
Opiniões diversas motivaram a roda de conversa na qual profissionais da comunicação convidados debateram sobre a popularização de um importante segmento artístico: a fotografia
Victor Balde é o primeiro a falar da sua experiência
Victor Balde é o primeiro a falar da sua experiência
Joy acha importante a iniciativa que direciona e esclarece sobre habilidades
O tema motivou a participação da comunidade que lotou os dois auditórios
Compartilhe:

Como acontece já há duas edições, a coordenação dos cursos de Comunicação Social da Unit promoveu na noite dessa terça-feira, 7, mais uma edição do Observatório de Comunicação com a participação de professores e estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de profissionais e egressos convidados. A terceira edição do Obscom destacou o tema “Popularização da fotografia: evolução ou retrocesso do olhar?”.

Instigante por se tratar de um assunto que permeia a ação profissional e o hobby de milhares de pessoas apaixonadas por fotografia e cada vez mais comprometidas em manter atualizadas suas redes sociais, o tema motivou a discussão entre os convidados, que manifestaram por meio das suas participações a forma como o fazer profissional se diferencia da simples paixão.

O egresso Victor Balde, hoje conceituado profissional da fotografia no segmento da música, foi o primeiro convidado a debater sobre o assunto. Durante sua fala, Victor exibiu momentos que registrou durante uma turnê realizada com um grupo musical sergipano pela Europa. “Além do exercício de memória afetiva, voltar à universidade para falar de um tema que representa o meu exercício profissional significa muito”, pondera. “Qualquer discussão entre a galera que tem interesse em fotografar é importante, uma vez que a atividade, em minha opinião, está muito banalizada e vivemos hoje um grande retrocesso”, explica o convidado se referindo ao fato de que qualquer pessoa de posse de um simples celular considera que pode produzir uma boa foto. “Apesar de ter sido popularizada a fotografia e de repente estar mais fácil o acesso a equipamentos, não conseguimos ver mais um olhar. É muito da pessoa fotografar primeiro pra pensar depois”, opina Victor.

O aluno do 6º período Luiz Henrique de Andrade Carvalho ou Joy, como é conhecido entre os colegas de Jornalismo, foi um dos convidados para debater sobre o tema. “Muitos dos colegas ainda não sabem qual o caminho seguir, e discutir assuntos que dizem respeito à profissão é muito importante”, comenta.

“A nossa preocupação é sempre estar trazendo profissionais das mais diferentes áreas que já atuam no mercado”, explica a coordenadora do curso, professora Valéria Bonini. A docente salienta que a escolha do tema para cada edição do Observatório acontece de maneira muito livre e já antecipa que o tema para a próxima edição destaca a diversidade.

Compartilhe: