A decoração natalina e os presentes não são as únicas coisas que chamaram a atenção das trinta e cinco crianças da creche Nossa Senhora Rainha do Mundo, localizada no bairro Médici, em Aracaju. Os rostos pintados e chapéus coloridos dos Anjos da Enfermagem são motivos a mais para atraírem os olhares curiosos das crianças. Os estudantes e professores do curso da Enfermagem da Universidade Tiradentes que integram o projeto realizaram uma confraternização junto com crianças e familiares na creche. O momento de descontração contou com distribuição de lanche e muitas atividades lúdicas.
A dona de casa Marcia Rejane Paixão faz questão de levar o pequeno Vitor Miguel, de dois anos e seis meses, para interagir com as outras crianças nos eventos realizados no espaço. Para ela é a oportunidade que Miguel tem de se relacionar com outras crianças. “Ele fica muito animado quando vem para cá. Há um ano ele frequenta a creche e o comportamento dele mudou muito. Miguel é muito tímido e percebi que ele desenvolveu mais o relacionamento com os colegas e a habilidade de falar”, conta Marcia.
As atividades pedagógicas desenvolvidas pelos Anjos da Enfermagem complementam as ações realizadas pelos profissionais que atuam na creche. A coordenadora da Nossa Senhora Rainha do Mundo, Rosineide Pereira Borges, afirma a importância do projeto no desenvolvimento das crianças. “Realmente percebemos as mudanças, principalmente na socialização entre as crianças. Muitos pais não têm condições de levá-las ao shopping ou a determinados lugares. Aqui elas convivem com outras pessoas e os pais também participam. É um processo que dura o ano todo”, ressalta a coordenadora.
ANJOS DA ENFERMAGEM
A animação também contagia os Anjos da Enfermagem que aprendem as habilidades necessárias para atuar na profissão. Lara Reis é estudante do 5º período e durante dois anos integrou o projeto de extensão. Agora, com a renovação dos anjos, ela deixa o grupo com a certeza de ter vivenciado um grande aprendizado. “Para mim foi muito gratificante porque foi uma oportunidade de estar no âmbito hospitalar e cresci muito, tanto como pessoa e adquiri vários conhecimentos para minha vida profissional. Durante este período aprendi a ser forte em situações difíceis e saber lidar com a perda”, observa Lara.
Diferente de Lara, Letícia Lobão Curvêlo foi uma das estudantes selecionados para participar da nova equipe do projeto. Ela cursa o 3º período de Enfermagem e está ansiosa para participar das atividades dos Anjos da Enfermagem. “Fiquei muito motivada a participar pelo objetivo e a questão da humanização trabalhada no projeto. Minha expectativa não é apenas crescer pessoalmente e profissionalmente, mas ajudar outras pessoas”, afirma Letícia.
Para a responsável do projeto na Universidade Tiradentes, professora Terezinha Dias, as atividades realizadas pelos Anjos em 2013 foi positiva. “Além das visitas intra-hospitalar, nós tivemos as confraternizações de Páscoa, São João e agora a de Natal. Os estudantes do curso também participaram de um congresso onde tiveram quatro trabalhos selecionados. Foi uma ótima participação, um saldo muito positivo e os estudantes amadureceram bastante”, conclui.