ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente lança livro sobre Direito Sistêmico em evento internacional

Professor da Unit participa de congresso no Peru sobre mediação sistêmica como ferramenta para resolução de conflitos familiares

às 19h46
A quinta edição do Congresso Internacional de Arbitragem, Mediação e Conciliação aconteceu de 29 a 31 de março, em Cusco, no Peru. Um dos palestrantes internacionais foi o professor João Alberto Oliveira do Curso de Direito da Universidade Tiradentes – Unit – e presidente do Instituto Sergipano de Arbitragem e Mediação com o tema "A utilização da mediação na resolução de conflitos no Brasil".
Mesa durante o congresso internacional em Cusco, Peru
Mesa durante o congresso internacional em Cusco, Peru
Professor João Alberto Oliveira e o livro 'Paso a Paso la mediación: dentro de una mirada sistémica'
Professor da Unit é um dos palestrantes internacionais do evento
Professor João Alberto durante o lançamento de seu livro no evento em Cusco, Peru
Compartilhe:

Ele ainda lançou seu livro ‘Paso a paso la Mediación: dentro de una mirada sistémica’ que trabalha a temática inovadora no Brasil. “Trata-se de um novo olhar sobre a técnica sistêmica da área de terapia familiar que está sendo implantada no país. Atualmente, 12 estados brasileiros já atuam com mediação familiar, mas a visão sistêmica está sendo inserida agora. Em Sergipe mesmo não tem. E justamente essa ideia que levantei para discutir em Cusco”, explica o professor.

Segundo ele, o Direito Sistêmico tem uma visão mais ampliada das situações familiares, entendendo os conjuntos de histórias e fragmentos que compõem o sujeito. “A ideia é primeiro entender mais à fundo a formação da pessoa. Se a família está em desordem, por exemplo, se alguém foi excluído ou se não é respeitada a hierarquia entre as pessoas, o sistema fica em tumulto e não adianta ter lei do homem que puna se a lei superior, que é a da consciência, está sendo desobedecida. O Direito Sistêmico busca colocar esse sistema em ordem com diálogo”, conta o professor João Alberto Oliveira.

A obra

A importância da visão sistêmica para a resolução de conflitos é trabalhada na obra desenvolvida pelo professor. O livro fala sobre a mediação em conjunto e o que é a constelação sistêmica no entendimento do judiciário.

“Cada vez mais a área está crescendo e precisamos mudar um pouco essa cultura, pois dá sim para resolver situações familiares de uma maneira mais rápida e satisfatória para as partes, na base do diálogo. Isso evita o processo judicial, é mais saudável e ágil. Quando chega a um acordo, é de coração porque foi preciso ceder. Muitos processos poderiam ser por mediação, mas ainda esperam na fila do judiciário”, lembra.

 

Compartilhe: