ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Direito participam do TCE Cidadão

Cerca de 160 acadêmicos conhecem o trabalho do Tribunal de Contas de Sergipe

às 17h16
Acadêmicos assistem palestra sobre improbidade administrativa (Fotos: Cleverton Ribeiro/Ascom/TCE-SE)
Acadêmicos assistem palestra sobre improbidade administrativa (Fotos: Cleverton Ribeiro/Ascom/TCE-SE)
Estudantes com o procurador Eduardo Côrtes e a professora da Unit e coordenadora pedagógica da Ecojan, Patrícia Verônica (Fotos: Cleverton Ribeiro/Ascom/TCE-SE)
Foto com o presidente do TCE-SE, conselheiro Clóvis Barbosa (Fotos: Cleverton Ribeiro/Ascom/TCE-SE)
Compartilhe:

Fonte: Ascom/TCE-SE

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), promoveu nesta quinta-feira, 20, mais uma edição do “TCE Cidadão”. Na ocasião, cerca de 160 estudantes de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) conheceram o trabalho que é efetuado pelo TCE e seus colaboradores.

Os alunos foram recebidos por servidores da Escola de Contas e pela professora responsável pela turma, a coordenadora pedagógica da Ecojan, Patrícia Verônica. Em seguida, assistiram à sessão plenária, podendo conferir o resultado dos julgamentos das contas e a atuação dos conselheiros.

Para o estudante Marcos Almeida, foi uma experiência enriquecedora e que contribuiu para seu aprendizado. “É de uma importância muito grande ter essa oportunidade aqui junto ao Tribunal. Pudemos aprender como ocorrem os julgamentos das contas e tivemos a possibilidade de vivenciar o trabalho dentro do órgão. Encontramos aqui um espaço aberto ao cidadão para se inteirar sobre o que acontece em seu estado ou município no que diz respeito à fiscalização”.

Patrícia Verônica é uma das mentoras do projeto que reafirma a sua importância em cada edição. “Esse é mais um dentre os muitos projetos do Tribunal de Contas que buscam uma aproximação com a sociedade. Recebemos esses estudantes com muita alegria com o objetivo de passar conhecimento a esses estudantes e despertar neles a consciência de serem cidadãos atuantes e fazerem o controle social. Estamos abertos a todas as instituições públicas e privadas que tenham interesse em estreitar os laços e conhecer um pouco mais o Tribunal”, explicou.

Depois da sessão, todos foram ao auditório acompanhar palestra sobre Improbidade Administrativa, ministrada pelo procurador do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes. Como nas outras palestras que aconteceram no projeto, esta teve seu tema alinhado aos assuntos que estão em voga na sala de aula.

“Um convite muito honroso este que recebi para participar pela primeira vez desse projeto já consolidado e da maior relevância. Esse contato deve ser muito proveitoso para a experiência estudantil, desmistificando o que é o Tribunal de Contas. Na minha palestra pude destacar a importância da improbidade administrativa para o TCE, enfatizando a possibilidade do Tribunal, em seus julgamentos, apreciar fatos que vão ter consequências no âmbito da Justiça Eleitoral”, contou o procurador.

Compartilhe: