Com a expansão e reconhecimento contínuo do curso de Medicina, a necessidade de se aumentar o quadro de professores Médicos é uma realidade. Assim, de acordo com o coordenador adjunto, professor Amaro Araújo, os profissionais serão capacitados no carro-chefe do curso que é a metodologia inovadora PBL de aprendizagem baseada em problema.
“O curso está crescendo, tomando uma proporção cada vez maior e com isso, vem a necessidade de contratação de professores. Como há uma certa dificuldade de médicos terem disponibilidade de tempo para preencher essa carga horária, sempre fazemos esses cursos com uma quantidade maior de interessados para termos cadastro reserva desses médicos capacitados na metodologia PBL”, explica o coordenador adjunto.
Para o médico anestesista Fabrício Antunes que gosta de ensinar, a capacitação é encarada como um minicurso sobre PBL. “Quero muito aprender sobre este método novo de ensino que tem se expandido no Brasil. E eu tenho interesse em compor o quadro docente da Unit não só pelo curso de Medicina em si, mas pelos outros cursos que são bastante reconhecidos”, revela.
A capacitação
De acordo com a professora Adriana Guimarães que compõe o núcleo pedagógico do curso de Medicina, responsável pela formação de professores na metodologia PBL, a capacitação é prática e teórica, durante os três dias.
“No primeiro dia de capacitação, teve a parte básica da metodologia PBL que apresentei à turma e iniciamos com as tutorias simuladas. No dia 25, eles conhecerão todas nossas salas de habilidades médicas e toda estrutura da Unit. Até quarta-feira, 26, a turma conheceu as tutorias simuladas do PBL e, assim, capacitaremos esses médicos para lidar com nossos alunos da Medicina. Já que o curso foi eleito um dos melhores do país, precisamos manter nossa excelência em ensino”, reforça.
A cada seis meses o curso desenvolve esse trabalho de capacitação docente que tem dois focos: para receber novos profissionais, com a exigência básica de avaliar currículo e didática básica do professor, e para aperfeiçoar o conhecimento dos professores tutores que já atuam na Unit. Esse especificamente é em busca de novos docentes médicos.
“Faremos análise de currículo e em seguida, apresentação de aula para avaliar a questão didático-pedagógica do provável docente”, lembra professor Amaro.