Segundo ele, o exame pode ser feito quantas vezes forem necessárias . “Minha função é transcrever tudo o que foi visto de forma técnica, complementando com a documentação fotográfica do ultrassom de tal forma que o médico solicitante do exame, consiga entender”, explica o especialista.
Ultrassom no Decós
O ultrassom é eficiente tanto na parte preventiva, de check-up como também de diagnóstico ou acompanhamento de doenças já previamente estabelecidas. Hoje o Decós Day Hospital dispõe dos serviços de todos os exames de ultrassonografia – desde o básico, da parte de medicina interna, que é abdômen total e superior, até vias urinarias, próstata e pélvica, tireoide mamária, obstetrícia e articulações em geral. Pode-se ainda complementar com uso de Doppler (estudo das circulações que com índice de resistência, sugere algum tipo de patologia específica).
“Por exemplo, ajudamos a verificar a textura da tireoide, se tem nódulo e de qual categoria; na parte da mama, avaliamos a textura e a existência de nódulos. Assim o ultrassom entra com uma ação coadjuvante em relação à mamografia e tem uma função diagnóstica muito grande”, pontua Maspolly.
O atendimento diferenciado e qualidade do serviço do Decós Day Hospital também é algo a se destacar. “Vejo o Decós com uma visão muito diferenciada das clínicas existentes na cidade e com bons olhos sobre o crescimento profissional, já que trabalhar em um hospital escola nos faz sempre buscar mais conhecimento. Sem contar que, aqui os custos são simbólicos para as pessoas que realmente precisam e que em outras situações não teriam acesso ao atendimento de qualidade que o sóDecós oferece”, ressalta.
Pré-requisitos
De acordo com Maspolly Coutinho, se a paciente tiver acima dos 40 anos, é preciso ter mamografia prévia para realizar ultrassom mamário. “Nos demais casos, a contraindicação absoluta para realização do método transvaginal é em pessoas que não tiveram relação sexual previamente”, afirma.