Para isso, voluntários dos cursos de Educação Física, Administração e Engenharia Ambiental da Unit foram capacitados para disseminar a metodologia lúdica e dinâmica entre as cinco turmas da tarde do Ninota Garcia, de alunos entre seis e oito anos de idade. As crianças receberam cartilhas educativas que abordam a sustentabilidade, descarte e separação do lixo orgânico de forma lúdica, estimulando a criatividade com pinturas e jogos.
De acordo com a coordenadora do programa Conduta Consciente, Luciana Rodrigues, a intenção da prática é estimular o voluntariado dos estudantes da Unit e fazer com que os pequenos compreendam a importância que têm no Planeta. “Os universitários acabam percebendo a importância de interagir com a comunidade, desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, condução de turma e liderança. E esperamos que a garotada possa enxergar o papel de cada um no mundo e multipliquem tudo o que aprendam nessa atividade, mesmo encontrando uma realidade totalmente diferente em casa. A ideia é que eles se apropriem do que estão vendo”, explica.
Junior Achievment
É uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que atua em todos os lugares do mundo e tem sede em Aracaju. A Unit assinou um termo de parceria para a realização do mini empresa com os alunos de Administração, fomentando o empreendedorismo e dentro de umas das propostas tem o Programa Sustentabilidade que o ‘Nosso planeta e nossa casa’ está inserido e casa com a proposta do Conduta Consciente.
A ideia é formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. A cartilha com joguinhos e todo conteúdo foi elaborada pela Junior Achievment e foi entregue para cada aluno. Todos serão certificados, inclusive os universitários voluntários.
Para a gerente executiva da JA Sergipe, Rosemeire Cruz, a parceria é fruto de duas missões em comum: multiplicar informação sobre sustentabilidade. “Com a cartilha, eles vão aprendendo passo a passo e conseguimos construir conhecimento com eles e cada um que for estudando, temos uma dinâmica específica para fixar melhor o assunto, como usando personagens que mexem com imaginário da criança. Os voluntários foram treinados para levar essa metodologia lúdica”, conta.