Cerca de 45 estudantes da disciplina online Saúde Coletiva foram submetidos à avaliação aplicada na Sala 33, do Bloco D, Campus Aracaju Farolândia da Unit. Os alunos contaram com o suporte do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) e da Diretoria de Educação a Distância (DED).
Antes da prova, a expectativa era grande tanto para professores quanto para alunos. Segundo a estudante do 1º período de Fisioterapia, Iane Caroline, a prova online seria a primeira experiência dela com o chromesbook. “A minha expectativa é de aprendizado nessa nova tecnologia. Hoje, tudo o que fazemos e como vamos nos desenvolver na universidade é por conta da tecnologia. Então, o meu interesse é me aprofundar mais e ir a diante”, comenta.
Para a coordenadora de disciplinas online, Maynara Müller, mais uma vez a tecnologia está subsidiando a educação. “É um momento único para o estudante, que ao chegar ao mercado de trabalho precisará apresentar um perfil diferenciado e é isso que o Grupo Tiradentes vem buscando nesse processo formativo”, diz. Ela explicou ainda que dessa maneira será possível dinamizar a aplicação de provas, gerando benefícios à logística do processo.
Inovação
Os benefícios também serão dos alunos. É o que constata o professor da disciplina online Saúde Coletiva, Airton Morais Ramos. “A universidade está inovando de forma que é o primeiro passo de muitos que virão pela frente. A partir do ponto em que a Unit está pensando em ajudar o estudante a adentrar mais no processo da informática, com provas online, isso facilitará muito e, com certeza, o aluno vai aderir da melhor forma possível”, enfatiza.
De acordo com o gerente de Tecnologia Educacional da Unit, Lucas do Vale, a possibilidade de utilização do chromebook é inovadora, pois une a tecnologia do Ambiente Virtual de Aprendizagem [AVA], do Magister e do Chromebook. “O aluno agendará o dia em que fará a prova, de acordo com a capacidade da sala e dos equipamentos. Ele faz a avaliação e depois o professor corrigirá no próprio AVA. Isso otimiza papel e a operação de digitalização”, explica.
O diretor de Tecnologia e Informática da Unit, Nilton Oliveira, explica o momento em que o aluno acessa a prova. “Eles entram com a senha do Magister e fazem a prova de forma aleatória. Cada aluno tem uma prova um pouco diferente da do seu colega. Isso permite uma melhor segurança na elaboração e execução. A segurança é uma das principais características da tecnologia do Chromebook, pois também não permite que o estudante navegue em outros sites, pois consegue bloquear todos os acessos. Desta forma, ele estará atento às questões”, conclui.