ESTUDE NA UNIT
MENU

Provas no chromebook

Coordenação de Disciplinas Online realiza primeira avaliação usando chromebook, novo tipo de notebook que trabalha com armazenamento de arquivos em nuvens

às 19h42
A Coordenação de Disciplinas Online do Grupo Tiradentes realizou nesta segunda-feira, 15, a primeira aplicação de provas com a utilização do chromebook, novo tipo de notebook, mais portátil, leve e que trabalha com armazenamento de arquivos em nuvens.
Diretor de Tecnologia e Informática da Unit, Nilton Oliveira
Diretor de Tecnologia e Informática da Unit, Nilton Oliveira
Gerente de Tecnologia Educacional da Unit, Lucas do Vale
Estudante do 1º período de Fisioterapia, Iane Caroline
Parte da coordenação de Disciplinas Online do Grupo Tiradentes
Professor da disciplina online Saúde Coletiva, Airton Morais Ramos
Compartilhe:

Cerca de 45 estudantes da disciplina online Saúde Coletiva foram submetidos à avaliação aplicada na Sala 33, do Bloco D, Campus Aracaju Farolândia da Unit. Os alunos contaram com o suporte do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI) e da Diretoria de Educação a Distância (DED).

Antes da prova, a expectativa era grande tanto para professores quanto para alunos. Segundo a estudante do 1º período de Fisioterapia, Iane Caroline, a prova online seria a primeira experiência dela com o chromesbook. “A minha expectativa é de aprendizado nessa nova tecnologia. Hoje, tudo o que fazemos e como vamos nos desenvolver na universidade é por conta da tecnologia. Então, o meu interesse é me aprofundar mais e ir a diante”, comenta.

Para a coordenadora de disciplinas online, Maynara Müller, mais uma vez a tecnologia está subsidiando a educação. “É um momento único para o estudante, que ao chegar ao mercado de trabalho precisará apresentar um perfil diferenciado e é isso que o Grupo Tiradentes vem buscando nesse processo formativo”, diz. Ela explicou ainda que dessa maneira será possível dinamizar a aplicação de provas, gerando benefícios à logística do processo.

Inovação

Os benefícios também serão dos alunos. É o que constata o professor da disciplina online Saúde Coletiva, Airton Morais Ramos. “A universidade está inovando de forma que é o primeiro passo de muitos que virão pela frente. A partir do ponto em que a Unit está pensando em ajudar o estudante a adentrar mais no processo da informática, com provas online, isso facilitará muito e, com certeza, o aluno vai aderir da melhor forma possível”, enfatiza.

De acordo com o gerente de Tecnologia Educacional da Unit, Lucas do Vale, a possibilidade de utilização do chromebook é inovadora, pois une a tecnologia do Ambiente Virtual de Aprendizagem [AVA], do Magister e do Chromebook. “O aluno agendará o dia em que fará a prova, de acordo com a capacidade da sala e dos equipamentos. Ele faz a avaliação e depois o professor corrigirá no próprio AVA. Isso otimiza papel e a operação de digitalização”, explica.

O diretor de Tecnologia e Informática da Unit, Nilton Oliveira, explica o momento em que o aluno acessa a prova. “Eles entram com a senha do Magister e fazem a prova de forma aleatória. Cada aluno tem uma prova um pouco diferente da do seu colega. Isso permite uma melhor segurança na elaboração e execução. A segurança é uma das principais características da tecnologia do Chromebook, pois também não permite que o estudante navegue em outros sites, pois consegue bloquear todos os acessos. Desta forma, ele estará atento às questões”, conclui.

Compartilhe: