ESTUDE NA UNIT
MENU

9º Semana do Microempreendedor Individual

É a segunda vez consecutiva que a Semana do MEI acontece com o apoio do curso de Ciências Contábeis da Unit

às 21h17
Na última semana, de 02 a 12, aconteceu a 9º Semana do Microempreendedor Individual – MEI – na praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju (SE) e teve o apoio do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes – Unit.
Microempreendedores são atendidos por estudantes da Unit
Microempreendedores são atendidos por estudantes da Unit
Analista técnico do Sebrae Aurélio Viana
Estrutura foi montada na praça Dom José Thomaz, no Siqueira Campos
Estudantes que atenderam MEIs durante semana
Ivete Calisto é microempreendedora há sete anos
Estudante Natália Nascimento Santos, do 3º período de Ciências Contábeis
Compartilhe:

Os estudantes da Unit faziam o atendimento dos interessados em se cadastrar como MEI. De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis, professor Laudelino Luiz, esta iniciativa é válida justamente para a teoria se aliar à prática e auxiliar no aprendizado. “É impar porque todos os comerciantes que, por alguma razão, não se formalizaram ou que estavam irregulares, se interessam e esse contato é o que é de mais valioso aos nossos estudantes”, explica Laudelino.

A semana do MEI oferece capacitação para orientar como funciona o MEI, quais as vantagens, benefícios e deveres do empreendedor. A parte do atendimento é feita pela turma da estudante Natália Nascimento Santos, do 3º período de Ciências Contábeis. “É muito importante principalmente pelo fato de eu já ter estudado bastante o MEI em aula e fazer parte da semana é muito construtivo para meu crescimento profissional e ainda desenvolvo a capacidade de me relacionar com outras pessoas”, acredita.

O evento

Essa Semana do MEI ocorre em todo país, organizado pelo Sebrae e tem o objetivo de aproximar o microempreendedor individual ao Sebrae, o ajudando na contabilização de seus registros, formalização, emissão de boletos e no cumprimento de seus deveres para terem todos os benefícios adquiridos.

Já são mais de seis milhões de MEI no Brasil e como eles trabalham por conta própria, geralmente não têm tempo de se deslocar até o Sebrae para fazer todos esses procedimentos. Pensando nisso, de acordo com o analista técnico do Sebrae Aurélio Viana, é que o evento aconteceu na praça principal do bairro Siqueira Campos, devido à importância comercial.

“A parceria com a Unit é importante porque os alunos estão praticando o que eles vão fazer depois da faculdade e um dos clientes futuros deles será o MEI, com certeza e estarão preparados para atender devido a este ‘intensivão’ de prática, atendendo todo mundo, durante uma semana”, avalia Aurélio Viana.

Ivete Calisto é microempreendedora há sete anos e faz questão de fazer tudo certo, conforme a lei determina, para ela ter seus direitos adquiridos sempre garantidos. “Sou MEI desde 2010 e tem sido maravilhoso para eu vender minhas bolsas e acessórios porque tenho todos meus direitos. Foi ótimo esse evento para eu tirar as dúvidas que eu tinha para fazer minha declaração e o evento está de parabéns”, comemora.

Compartilhe: