Os estudantes da Unit faziam o atendimento dos interessados em se cadastrar como MEI. De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis, professor Laudelino Luiz, esta iniciativa é válida justamente para a teoria se aliar à prática e auxiliar no aprendizado. “É impar porque todos os comerciantes que, por alguma razão, não se formalizaram ou que estavam irregulares, se interessam e esse contato é o que é de mais valioso aos nossos estudantes”, explica Laudelino.
A semana do MEI oferece capacitação para orientar como funciona o MEI, quais as vantagens, benefícios e deveres do empreendedor. A parte do atendimento é feita pela turma da estudante Natália Nascimento Santos, do 3º período de Ciências Contábeis. “É muito importante principalmente pelo fato de eu já ter estudado bastante o MEI em aula e fazer parte da semana é muito construtivo para meu crescimento profissional e ainda desenvolvo a capacidade de me relacionar com outras pessoas”, acredita.
O evento
Essa Semana do MEI ocorre em todo país, organizado pelo Sebrae e tem o objetivo de aproximar o microempreendedor individual ao Sebrae, o ajudando na contabilização de seus registros, formalização, emissão de boletos e no cumprimento de seus deveres para terem todos os benefícios adquiridos.
Já são mais de seis milhões de MEI no Brasil e como eles trabalham por conta própria, geralmente não têm tempo de se deslocar até o Sebrae para fazer todos esses procedimentos. Pensando nisso, de acordo com o analista técnico do Sebrae Aurélio Viana, é que o evento aconteceu na praça principal do bairro Siqueira Campos, devido à importância comercial.
“A parceria com a Unit é importante porque os alunos estão praticando o que eles vão fazer depois da faculdade e um dos clientes futuros deles será o MEI, com certeza e estarão preparados para atender devido a este ‘intensivão’ de prática, atendendo todo mundo, durante uma semana”, avalia Aurélio Viana.
Ivete Calisto é microempreendedora há sete anos e faz questão de fazer tudo certo, conforme a lei determina, para ela ter seus direitos adquiridos sempre garantidos. “Sou MEI desde 2010 e tem sido maravilhoso para eu vender minhas bolsas e acessórios porque tenho todos meus direitos. Foi ótimo esse evento para eu tirar as dúvidas que eu tinha para fazer minha declaração e o evento está de parabéns”, comemora.