As oficinas realizadas com agentes multiplicadores e os moradores na cidade de Peritoró, no Maranhão, continuam com a equipe formada por alunos e docentes da Universidade Tiradentes dentro do Projeto Rondon, trabalho coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros ministérios e apoio das Forças Armadas. Nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a equipe realizou uma espécie de mutirão na feira livre da cidade. Na oportunidade, os alunos orientaram a população sobre higiene alimentar, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), glicemia e hipertensão.
Os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social e Direito também realizaram oficinas sobre ‘Controle de Focos da Dengue’ com agentes de endemia em quintais de residências e borracharias do município; e ‘Revitalização de Espaço Público de Convivência’, realizada na praça da cidade. A revitalização resultou na construção de diversos brinquedos infantis e lixeiras.
“Peritoró é o segundo maior entroncamento rodoviário do Maranhão, caracterizando-se pelo intenso comércio de borracharias e oficinas mecânicas. Em vista deste perfil socioambiental, realizamos a atividade interdisciplinar sobre a busca ativa de focos de Dengue e Revitalização de Praça Pública com material reaproveitado, como por exemplo, pneus, garrafas pet e galões de óleo”, informa uma das professoras rondonistas que coordenou a ação, Dr.ª Claudia Moura, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Unit.
A delegação Unit continua com ações na comunidade até próxima segunda-feira, 3 de fevereiro.