Estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Gastronomia se uniram nesta sexta-feira, 31 de janeiro, para finalizar as atividades do Programa de Apoio Pedagógico de Integração de Calouros (Papi). A ação, realizada nos turnos manhã e tarde pelos estudantes, foi o plantio de diversas mudas de árvores no Bosque da Sabedoria, espaço localizado em frente ao bloco D do Campus Aracaju Farolândia. A ideia é transmitir aos alunos ingressantes a importância da conscientização ambiental.
“O plantio de uma árvore é muito significativo e sempre traço um paralelo com o início da formação do estudante. O Conduta Consciente trabalha a bandeira e o compromisso ambiental do Grupo Tiradentes. Mostra para os alunos que eles podem pensar em ações e projetos junto conosco, com cunho da sustentabilidade. Esta ação é muito gratificante”, informa a coordenadora do programa Conduta Consciente na instituição, Luciana Rodrigues.
Entre as espécies plantadas no Bosque da Sabedoria destaque para o Pau-Brasil, Nim e Pata-de-vaca. Matheus Costa ficou empolgado com a atividade. “Adorei participar do plantio e achei muito criativo, principalmente, porque interagimos com colegas de vários cursos”, avalia o calouro de Nutrição. “Desde o início fomos muito bem orientados. O plantio, além de representar o início do nosso desenvolvimento, proporciona interação entre os alunos”, acrescenta a estudante de Farmácia, Cleide Neide Silva Souza.
Desde 2012 – ano de início do plantio na Unit –, mais de 200 árvores já foram plantadas. “Na primeira ação, envolvemos alunos, professores, colaboradores do corpo técnico-administrativo e foi muito significativo. Hoje, cada setor da instituição, tem sua árvore plantada e percebemos uma utilização muito expressiva do Bosque. Houve uma melhora no espaço, na iluminação e os professores dão aulas aqui também”, completa Luciana.
Pela quarta vez, o professor do curso de Engenharia Mecatrônica, Jeanderson Melo Dantas, participa da atividade. Para ele, o momento é especial. “Acho que para os estudantes esta ação é emocionante, além de unir a comunidade acadêmica”, afirma.