“A feira tem como objetivo trazer alunos do ensino médio para que eles possam conhecer a instituição e o curso de Ciências Biológicas para o momento do vestibular”, explica a diretora adjunta de graduação, professora Lenalda Moraes. Outro detalhe considerado importante pela professora Lenalda é a inovação da feira promovida pelo seu coordenador, o professor Saul José Semeão Santos. “Ele conseguiu a adesão de diversos parceiros internos (os mestrados, as pós-graduações, o curso de Medicina) e externos (o Projeto Tamar, os colégios, etc.). Então, esse é o momento de agregar parceiros, divulgar o curso e de mostrarmos o que a instituição está fazendo na graduação de Ciências Biológicas para a comunidade”, justifica a professora Lenalda.
Responsável pelo Projeto Portas Abertas, cujo objetivo é promover junto à comunidade estudantil do ensino médio a oportunidade de conhecer a estrutura física e o que a instituição universitária tem a oferecer em termos de formação profissional, Jorge Vinícius Ferreira Barros lembra que, de forma especial, a manhã do sábado foi muito importante. “Vários eventos acontecem de forma simultânea, dentro do Campus Farolândia. Assim, os alunos convidados têm a oportunidade de visitar a Feira de Ciências e os laboratórios da área de Saúde, entre outros espaços igualmente importantes. O projeto tem essa dinâmica de permitir que o aluno secundarista conheça o ambiente universitário de forma que ele possa levar daqui a melhor impressão”, confere Jorge.
“A Feira de Ciências é um momento muito importante para a academia e ela acontece destacando dois objetivos. O primeiro deles, mostrar que a profissão do biólogo é eclética, e o segundo objetivo é mostrar para nossos convidados o potencial que a instituição tem no que diz respeito não apenas ao seu corpo docente como também em sua infraestrutura”, finaliza o coordenador do evento, professor Saul José Semeão Santos.