A palestra visa aproximar o público-alvo da universidade e comunicar sobre nova proposta de programa de Orientação da Vocação e Detecção de Talentos Esportivos, atualmente em estudos no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH – em colaboração com o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer de Sergipe – CDPPEL – e com o Comitê Olímpico Brasileiro – CBO.
“O CBO lançará no início de agosto, um projeto para realizar a detecção de talentos esportivos no Brasil. Como membro, pude associar este fato com um projeto apoiado pelo Ministério dos Esportes que se propõe a sugerir políticas públicas na área de esporte e lazer”, declara o professor Ph.D. Estélio Dantas, instrutor da palestra.
“O objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta para realizar a orientação da vocação esportiva de crianças e jovens, bem como detectar os talentos esportivos. O foco na verdade é dos 05 aos 18 anos, mas para o público-alvo da palestra ajustamos a faixa etária para 12 a 18 anos. Se o jovem pratica uma atividade com a qual se identifique e na qual consiga bons resultados, a chance de se fidelizar na prática é muito alta”, acrescenta o docente.
No sistema que será utilizado, a detecção é realizada em três fases. A primeira, o talento motor, seguido do talento esportivo por modalidade e, por fim, o talento esportivo por prova/função/posição/categoria. “O primeiro passo é selecionar as crianças e jovens que alcancem um grande percentual para progressão para as fases subsequentes. Apenas na última fase os selecionados serão observados pelos técnicos das modalidades”, explica professor Estélio.
Sobre a palestra
O evento é gratuito com certificação de quatro horas para os participantes. Além do professor Estélio Dantas, haverá a participação do professor Gilson Dória, presidente do CREF20 e do professor Dr. Ailton Oliveira, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer de Sergipe.
Outras informações pelo site: unit.br/talentosesportivos