Neste período, os docentes revisaram Planos de Ensino e Aprendizagem, analisaram as atividades interdisciplinares, projetos transversal e integrador, e elaboraram apresentação para compartilhar o planejamento com outros professores. Todas as ações são conduzidas pelas coordenações dos cursos.
“Nós dividimos as atividades da Jornada em quatro períodos. A cada turno, envolvemos docentes de um período. Eles discutiram, dentre outras coisas, como devem trabalhar as disciplinas de forma integrada com o currículo por competências”, ressalta a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Ana Paula Prata.
“Este momento é o ponto de partida. É quando nós interagimos, apresentamos pontos de vista, abordando sempre o que os alunos podem observar das metodologias que são utilizadas. É um momento muito valioso, pois reforçamos o que precisamos de fato desenvolver como profissionais da sala de aula, com o objetivo de trazer para o aluno a compreensão, a responsabilidade e a motivação, de despertar nele o verdadeiro valor acadêmico”, avalia o professor Weber Santana Teles.
O objetivo deste momento é alinhar as ações que fortaleçam as ações e projetos a serem desenvolvidos dando protagonismo aos docentes envolvidos, além de fortalecer os aspectos pedagógicos que dizem respeito a currículo, aprendizagem e avaliação e que por conseguinte viabilizam e fortalecem o ensino, a pesquisa e a extensão.