ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluno é destaque no Prêmio MPT de Jornalismo

Das 422 reportagens inscritas, 34 participarão da etapa nacional em Brasília. Dentre elas está a de autoria do aluno de Jornalismo da Unit, único do NE

às 15h10
O Prêmio Ministério Público do Trabalho – MPT – de Jornalismo 2017, um dos mais reconhecidos no segmento do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 17, seus finalistas. Das 422 reportagens inscritas de todo o país, o aluno do 7º período de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – da Universidade Tiradentes Douglan Monteiro é o único finalista do Nordeste representando a categoria “Universitário”.
Douglan Monteiro representa o Nordeste na fase final do prêmio MPT de Jornalismo
Douglan Monteiro representa o Nordeste na fase final do prêmio MPT de Jornalismo
Resultado saiu na última segunda-feira, 17
Professora Juliana Almeida também também foi premiada na categoria profissional e está na final
Compartilhe:

Aluno Douglan teve destaque com a reportagem “Discriminação de cor: entender para combater”, produzida no projeto de extensão Notícias em Dez, vinculado à disciplina Radiojornalismo II, na qual os alunos produzem um rádio jornal de dez minutos, diariamente, transmitido pelo sistema de som da universidade no campus Unit Farolândia.

“Quem me conhece sabe que sou apaixonado por TV. E esse foi um desafio. Semestre passado, quando eu estava cursando Radiojornalismo II, a professora Juliana me avisou do prêmio e me deu todas as orientações. Até perdi uns áudios das entrevistas, isso já próximo do prazo final, mas a professora não parou de me incentivar e acabou que recebemos esse resultado”, conta orgulhoso.

A professora tanto citada é Juliana Almeida, da disciplina de Radiojornalismo II, que coordena o projeto Notícias em 10. Para ela, como o projeto de extensão trabalha realmente a rotina de produção de um radiojornal, praticar as técnicas com compromisso é fundamental. “Sempre estou estimulando que sejam dedicados e participem dos prêmios, já que muitos têm categorias universitárias e isso é bom para o currículo do aluno, além de servir como um estímulo a mais para que produzam um trabalho excelente, digno de premiação”, conta.

Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Unit, a professora Valéria Bonini enfatiza que a extensão é um dos pilares da educação que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. “Neste caso, estamos contribuindo para a formação de alunos sempre atentos à comunidade. E colocar em prática num prêmio como esse mostra a qualidade do trabalho realizado pela professora Juliana e a dedicação do aluno Douglan, criatura ímpar, participativa em todas as atividades referentes ao curso. Isso também é um diferencial”, avalia.

Agora, o finalista sergipano e os melhores de cada região já concorrem automaticamente na etapa nacional, com outro júri responsável pela análise dos trabalhos, e os vencedores serão revelados durante cerimônia no dia 17 de agosto, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

Empenho

O aluno do 7º período de Jornalismo atribui seu desempenho a muita dedicação. “Eu ficava sempre vendo o pessoal recebendo prêmios, participando de eventos como esse e pensava que eu não seria capaz de concorrer e muito menos ganhar. Dessa vez, decidi acreditar em mim e me dediquei bastante”, conta.

Para ele, a estrutura da Unit é um diferencial. “A Universidade nos proporciona uma experiência completa, com laboratórios completos, e a estrutura que temos disponível, se a gente se dedicar, conseguimos chegar aonde quisermos. Sei que em São Paulo e Rio de Janeiro têm cursos maravilhosos de Comunicação, mas o da Unit não perde em nada, pelo contrário. Os bons frutos são resultados de todo nosso investimento no conhecimento”, avalia Douglan.

Diferencial

A professora Juliana Almeida também foi premiada na categoria profissional e estará na final junto com o aluno Douglan para concorrer à premiação nacional. “Tenho orgulho de dizer que sou aluno da Unit, que sou aluno da coordenadora Valéria e da professora Juliana, e que participo do laboratório Unit Notícias. Tudo é muito importante para meu aprendizado”, revela Douglan.

Este é o 7º prêmio conquistado pelo projeto Notícias em 10 da Unit, são eles: Prêmio CBN, Prêmio Setransp de Jornalismo, Expocom (Regional e Nacional – o melhor do Brasil) e agora MPT.

Prêmio MPT de Jornalismo

O Prêmio reconhece trabalhos nas seguintes categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico.  Com o propósito de informar a sociedade sobre a importância da proteção e da defesa dos direitos do trabalhador, as reportagens envolvem temas como trabalho infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência, condições inadequadas e precárias de trabalho, entre outros.

Compartilhe: