ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit reafirma convênio com Embrapa

Parceria entre instituições garante mobilidade de profissionais, estudantes e desenvolvimento nas pesquisas na área de Biotecnologia Industrial

às 17h34
Compartilhe:
Representantes Unit e Embrapa participam da assinatura do convênio

Representantes Unit e Embrapa participam da assinatura do convênio

Em busca do aperfeiçoamento profissional e de oferecer cada vez mais oportunidades de pesquisas aos profissionais e acadêmicos que integram a Universidade Tiradentes, a instituição reafirma a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. O convênio, assinado nessa terça-feira, 25 de fevereiro, contribui para uma série de benefícios dentro da mobilidade acadêmica e no desenvolvimento de pesquisas entre as instituições. Com a cooperação, a Unit se destaca como a primeira instituição de ensino particular de Sergipe a estabelecer com a Embrapa convênio guarda-chuva, que envolve ações conjuntas futuras com as mais de 40 unidades da empresa no Brasil.

“A parceria entre Universidade Tiradentes e Embrapa já vem sendo construída há algum tempo e se consolida cada vez mais. A Unit é uma instituição que ultrapassa os interesses de Sergipe e também está em Alagoas, onde temos outra base de trabalho. Os benefícios são mútuos e importantes para os dois lados. É uma cooperação técnica entre nossos pesquisadores e profissionais Unit, seja na sala de aula ou nos laboratórios”, sinaliza o chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Dr. Manoel Moacir Costa Macedo.

Segundo Macedo, o ganho com a parceria está no compartilhamento de informações. “O ambiente acadêmico é salutar para a criatividade. Não queremos ser um grupo de cientistas presos na nossa organização e o trabalho aqui na Unit já é uma atividade de divulgação dos nossos conhecimentos. Podemos esperar para os próximos meses mais cooperação e produtividade. A parceria que estamos continuando hoje é com a Embrapa nacional”, reforça.

A assinatura contou com a participação de representantes Embrapa, gestores da diretoria acadêmica e professores do Programa de Pós-Graduação Biotecnologia Industrial (PBI) da Unit. “Consolida a parceria que já é desenvolvida entre pesquisadores e alunos da universidade com os pesquisadores da Embrapa. Neste primeiro momento, o convênio é para a Unit como um todo. Começaremos a trabalhar para fazermos os aditivos para cada programa de pós-graduação da instituição que queira estabelecer um convênio com a Embrapa e desenvolver atividades em conjunto. A parceria é  extremamente importante, pois nossos alunos fazem estágio curricular do curso, desenvolvem suas dissertações e teses nos laboratórios da Embrapa e convênios internacionais fortes”, analisa a coordenadora do Programa de Biotecnologia Industrial da instituição, Dr.ª Francine Ferreira Padilha.

PARCERIA

Parceria possibilitará desenvolvimento de pesquisas nas duas instituições

Parceria possibilitará desenvolvimento de pesquisas nas duas instituições

Desde 2011, data de início do PBI na Universidade Tiradentes, o Programa já teve dez patentes depositadas na Embrapa. Este ano, duas foram depositadas e quatro estão em processo de depósito, totalizando 16 patentes. O PBI ainda conta com 25 alunos envolvidos em estágios curriculares e obrigatórios na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com perspectiva de dobrar este número nos próximos semestres.

“É um ganho para a sociedade sergipana porque são duas instituições de renome local e nacional. Essa aproximação permitirá que mais pesquisas sejam feitas usando as estruturas de ambas instituições que deixam a Unit e Embrapa como pontos de referência no Nordeste brasileiro. Hoje temos dois pesquisadores Embrapa orientando em Programas de Pós-Graduação da Unit. Com a formalização do convênio, atraímos mais alunos de pós-graduação para adquirir experiência de trabalho”, explica o pesquisador da Embrapa e professor do PBI/Unit, Dr. Leandro Eugenio Cardamone Diniz.

Para o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, o diferencial da parceria está na visão da Embrapa em explorar o que existe de mais importante na pesquisa nos lugares em que atua. “Em nosso conceito, a Embrapa é uma das principais empresas do País na questão de pesquisa. Em cada lugar que trabalha, possui um centro que cuida de uma área importante para o local, como por exemplo em Sergipe com o coco e em Alagoas com a cana-de-açúcar. Este convênio nos possibilitará um salto ainda maior nos nossos grupos de pesquisa”, conclui.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: