ESTUDE NA UNIT
MENU

Lançado livro sobre extração e purificação de biomoléculas

Especialista em Engenharia de Alimentos lança livro ao lado de outro grande nome da pesquisa brasileira durante evento científico

às 18h05
Na última terça-feira, 5, o professor e doutor em Engenharia de Alimentos da Universidade Tiradentes – Unit – Álvaro Lima lançou o livro ‘Processos de extração e purificação de biomoléculas’ ao lado do editor, professor e doutor César Costa Pinto Santana. O momento aconteceu na abertura do 21º Simpósio Nacional de Bioprocessos e do 12º Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, eventos que são referência das engenharias no país.
Professores Álvaro Lima e César Santana, autor e editor do livro, respectivamente
Professores Álvaro Lima e César Santana, autor e editor do livro, respectivamente
Obra está disponível no site da Editora Universitária Tiradentes
Compartilhe:

Como o professor Álvaro Lima vem trabalhando na área de extração e purificação há muitos anos, segundo ele, o livro surgiu como uma proposta de grupos emergentes financiada pela Fapitec. “Juntamos 57 pesquisadores, sendo 17 universidades, duas delas estrangeiras, e fizemos o livro em português. O intuito é fazer com que os alunos utilizassem esse material nas suas pesquisas e aulas. Inclusive, algumas universidades já estão querendo adotá-lo como livro-texto”, avalia.

A temática tem tudo a ver com o congresso e com as áreas de cosméticos, alimentos e fármacos, porque é possível extrair princípios ativos que podem ser incorporados nessas áreas. “Quando você extrai esse biocompsoto, ele tem que ser altamente purificado”, exemplifica Lima.

Já para o engenheiro químico e também professor em Engenharia de Processos da Unit, professor César Costa Pinto Santana, a intenção é divulgar novos avanços da área, como recuperação e purificação de produtos de origem biológica ou de fermentação. “Esse livro foi feito em conjunto com o professor Álvaro Lima. A ideia era juntar grupos que trabalham o tema de processos biotecnológicos de modo a publicar um conjunto de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em todo o Brasil”, complementa.

Sobre o livro

O conteúdo desse livro está direcionado a todos que estejam em busca de ampliar o conhecimento em Biotecnologia, pois permitirá melhor compreensão de como pensar e planejar uma estratégia de processo de purificação de biomoléculas. É um livro que está ao alcance de todos que pretendem evoluir na área, desde o estudante de graduação até o profissional que já atua no mercado de trabalho, tanto da área acadêmica quanto empresarial.

A profundidade com que os tópicos são abordados é adequada a interessados com nível de graduação e pós-graduação, para que possam atuar na área de purificação de biomoléculas no mercado de trabalho.

A obra foi publicada pela Editora Universitária Tiradentes e está disponível para compra site, clicando aqui

Compartilhe: