Das quatro categorias em que concorreu na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), em sua etapa nacional, a Universidade Tiradentes conquistou três delas, todas em Publicidade e Propaganda. O evento foi realizado de 3 a 9 de setembro, em Curitiba (PR), e reuniu estudantes e instituições de todas as regiões do Brasil.
O prêmio é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por alunos do campo da Comunicação. Dessa vez, os estudantes da Unit foram destaque nas categorias Outdoor; Publicidade e mídia digital; e Publicidade em outros meios.
A cerimônia de premiação da Expocom 2017 foi realizada no Teatro Positivo, da Universidade Positivo, na capital paranaense, onde o professor e orientador Evandro Neto e os alunos premiados.
Para ele, os três prêmios conquistados concretizam um trabalho sério realizado pela Universidade Tiradentes. “Sempre aliado ao empenho do quadro docente da instituição e da vontade de aprender e vencer dos estudantes que conseguiram colocar todo o conteúdo visto em sala de aula em prática”, avalia Evandro.
Expocom
O aluno do 3º período de Publicidade e Propaganda Antônio Carlos foi um dos ganhadores do prêmio nas categorias Publicidade e mídia digital e Outdoor. Para ele, o empenho dos professores e a estrutura ofertada pela Unit foram fundamentais para o bom desempenho nas atividades de criação e produção de peças. “A Universidade Tiradentes sempre disponibilizou excelente estrutura para a gente desenvolver nossos projetos. Sem contar o apoio dos professores que nos deram todas as condições para que pudéssemos concorrer com trabalhos de conclusão de curso de todo o país, por mais que o nosso fosse o trabalho que produzimos ainda durante o primeiro período de faculdade”, destaca.
Peças
Gustavo Bárbara Melo disputou na categoria Outdoor e atribui o prêmio à mensagem publicitária emitida. “Numa pesquisa realizada em 2016, o desmatamento da Amazônia tinha aumentado em 30%. Diante disso, fizemos uma peça que teve como objetivo impactar as pessoas para evidenciar como esse percentual era relevante e, então, desfalcamos a arte do outdoor em 30%”, explica.
Já o trabalho apresentado na categoria Mídia digital teve o objetivo de fazer com que o leitor se transportasse para uma realidade sobre a violência contra a mulher, a partir de uma revista digital. “Folhear as páginas nessa revista em qualquer dispositivo móvel fazia com que o leitor, de forma involuntária, agredisse a figura feminina estampada na revista como um tapa no rosto da atriz da peça. Ao final, a mensagem de alerta para a problemática crescente que é a violência contra a mulher no mundo. O nosso objetivo foi promover ao leitor um transporte de realidade ao tema”, afirma o aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda, Renan Andrade.
O curso da Unit
Reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – da Unit é composto por mestres e doutores que vivenciam diariamente a prática da profissão e contribuem para o avanço da ciência.
O curso possui parceria com empresas, agências, produtoras e veículos que viabilizam o exercício da profissão durante o curso; possibilita a prática experimental para que o aluno possa desenvolver novas mídias, linguagens e perspectivas de comunicação publicitária; possui convênios com instituições de destaque e programas de internacionalização que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global; a sua matriz curricular é completamente atualizada, articulando ensino, pesquisa e extensão para proporcionar uma vivência prática desde os primeiros períodos.